sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Moderado por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News, o painel também contou com a participação de Alber Furtado de Vasconcelos Neto, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Danilo Veras, head de Public Affairs do Grupo Maersk; Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento do Grupo Dislub; e Roberto Miranda, CFO do Tecon Suape. Foto: Grupo Brasil Export

Nordeste Export

Integração entre modais é crucial para desenvolvimento dos portos, diz especialista

21 de junho de 2024 às 7:03
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Autoridades e empresários do setor debatem desburocratização do transporte multimodal durante o Fórum Nordeste Export

O diretor do Tecon Salvador – Wilson Sons, Cláudio Murilo Xavier, afirmou que integrar os modais de transporte é fundamental para o desenvolvimento dos portos no país. “A integração dos modais é crucial, pois quem trabalha com portos precisa se preocupar com ferrovias, rodovias e hidrovias para garantir um fluxo eficiente de mercadorias”, afirmou ele.

Xavier fez sua fala durante o painel 1 do Nordeste Export: “Desenvolvimento e desburocratização do transporte multimodal na operação portuária”. O fórum, realizado em Fortaleza, no Ceará, reúne especialistas para discutir os desafios e soluções para a operação portuária na região Nordeste do Brasil.

Moderado por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News, o painel também contou com a participação de Alber Furtado de Vasconcelos Neto, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Danilo Veras, head de Public Affairs do Grupo Maersk; Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento do Grupo Dislub; e Roberto Miranda, CFO do Tecon Suape.

Durante a discussão, os debatedores concordaram que o porto é um elo fundamental da logística e que o desenvolvimento da infraestrutura portuária depende de aportes públicos. Vasconcelos Neto apontou que produtos como trigo e granéis vegetais são majoritariamente movimentados por portos públicos e que é crucial melhorar a infraestrutura para facilitar essas operações.

O CFO do Tecon Suape, Roberto Miranda, destacou os desafios específicos enfrentados por Pernambuco e Bahia, que perderam parte de suas malhas ferroviárias. “A esperança está na conclusão da Transnordestina, prevista para ligar ao Porto do Pecém. Precisamos de uma harmonização nas regras dos portos para facilitar a operação e o desenvolvimento logístico”, observou.

O diretor da Antaq, Alber Furtado de Vasconcelos Neto, destacou a iniciativa Navegue Simples, um programa de desburocratização voltado para a simplificação do fluxo operacional e a garantia de segurança jurídica nos portos.

“Nos Estados Unidos, a autorização de terminais pode levar até três anos. O Navegue Simples foca no essencial, garantindo que os portos possam operar de maneira eficiente e segura”, disse. Ele também enfatizou a importância dos portos para a geração de emprego e renda, e a necessidade de melhorar a relação entre os portos e as cidades que os abrigam.

Ao final da discussão, os debatedores destacaram a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre portos e cidades, enfatizando que os portos não devem ser vistos como problemas, mas como motores de desenvolvimento econômico e social.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS