sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Santos Export

Integração férrea no Tiplam serve de exemplo, diz presidente da ABTP

Atualizado em: 30 de abril de 2024 às 18:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Modal é bastante otimizado no terminal integrador para operações de exportação e importação

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, afirmou que a VLI, empresa responsável pelo Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP), deve servir como um exemplo de integração do modal ferroviário com as operações portuárias no Brasil.

Na semana passada, uma comitiva formada por participantes do Santos Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes realizou uma visita técnica pelo canal aquaviário do Porto de Santos e conheceu as instalações e operações do Tiplam, localizado na área continental da cidade.

Entre os destaques das operações, a VLI tem uma importante integração do modal ferroviário para as exportações do agronegócio e também do açúcar, além da importação de fertilizantes para o interior do país, através do Corredor Centro-Sudeste.

Segundo Jesualdo, as operações da VLI servem de exemplo para equalizar a matriz de transporte para as atividades portuárias, que ainda se concentram fortemente no modal rodoviário.

“A VLI é uma das associadas da ABTP e nós podemos ver como é uma planta multifuncional. Eles operam amônia, fertilizantes, tanto importação quanto exportação. Eles possuem um trabalho bastante controlado, deu para ver como possuem processos rígidos na questão de segurança. Deu para ver que existe uma produtividade muito grande e sobretudo uma integração férrea com as atividades portuárias, que é o que temos que buscar sempre no Brasil. Temos que explorar cada vez mais as conexões das vias férreas, principalmente em grande distâncias”, comentou.

Além do Tiplam, a VLI tem mais uma multimodalidade importante com a integração férrea na região Sudeste e uma outra na região Nordeste.

O Tiplam tem capacidade de movimentar até 17 milhões de toneladas de produtos por ano, entre os segmentos de grãos, açúcar e fertilizantes.

De acordo com Jesualdo Silva, o Governo Federal tem investido na otimização da matriz de transportes. Além de investimentos no modal ferroviário, a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias.

“Com a implantação dessa nova secretaria, é um sinal claro de que o Governo quer incentivar os canais hidroviários que nós temos. O mundo todo busca uma sinergia entre a matriz de transporte de cargas. Essa matriz precisa ser mais equilibrada, no Brasil ainda é bastante desproporcional, mas estamos vendo um bom caminho para isso”, completou.

O fórum Santos Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, da Prefeitura de Santos e da Prefeitura de Guarujá. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS