Robson Luiz Bissani, representando o Ecorporto; e Marcelo Falcão e Flávio da Rocha pela Eldorado Brasil Celulose foram os convidados da edição de quinta-feira do ZR NewsCrédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
Interessado em renovação de contrato, Ecoporto não descarta transferência
Gerente de Operações da empresa que atua no Porto de Santos debateu o assunto no programa ZR News
O gerente de Operações do Ecoporto, Robson Luiz Bissani, afirmou que está em tratativas com o Governo Federal pela renovação de um novo contrato do terminal localizado no Porto de Santos. O executivo da empresa comentou que existe possibilidade de uma mudança de área. O assunto foi debatido no Programa ZR News, veiculado pela rádio Santa Cecília FM (107,7), que dedica as quintas-feiras ao segmento portuário.
Em junho, a Autoridade Portuária de Santos (APS) confirmou a prorrogação temporária do arrendamento do Ecoporto, em consonância com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). De acordo com a companhia pública gestora do Porto de Santos, a decisão tem por finalidade garantir os empregos do terminal e manter a capacidade atual de movimentação. O contrato da Ecoporto terminou no último dia 11 de junho.
Segundo Robson, a empresa segue dialogando com o Governo Federal para a renovação do contrato para manutenção do terminal no Porto de Santos.
“Estamos com um estudo que está sendo feito a quatro mãos, que demonstra o interesse da empresa, da Autoridade Portuária, em fazer essa renovação. É um terminal importante para a economia, importante para a cidade com mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Importante a gente ter esse tipo de carga, a carga geral, sendo contemplada dentro do Porto de Santos”, comentou.
Questionado sobre a abertura de diálogo para uma possível transferência de área do Ecoporto no cais santista, o executivo disse que a empresa está aberta a conversas. “A gente está disponível para ver qual a melhor definição e melhor política pública para o Porto”, concluiu.
Expansão das ferrovias
Após a liberação da área da Marimex à Autoridade Portuária para a construção da pera ferroviária, sob responsabilidade do consórcio da Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), existe a expectativa para um grande aumento na cadeia logística ferroviária no Porto de Santos.
“A gente vê linhas hoje que estão estagnadas; então é preciso fazer ampliações. O modal ferroviário é necessário. A cidade de Santos já está travada, o acesso à cidade, dependendo do dia, sempre tem um impacto muito grande. A ferrovia se faz necessária para o negócio que envolve o porto”, comentou Marcelo Falcão, gerente de Operações da Eldorado Brasil Celulose.
Também representando a Eldorado Brasil Celulose, que recentemente inaugurou seu novo terminal de exportação de celulose no cais santista, o diretor de Logística Flávio da Rocha explicou sobre o novo projeto de malha ferroviária, que ligaria a fábrica da companhia, em Mato Grosso do Sul, até Santos.
“A Eldorado assinou contrato com o Governo Federal, que nos autorizou a construir um ramal ferroviário da fábrica até Aparecida do Taboado (MS), um ramal de 90 km, para passar pela linha da Rumo, que nos conecta com Santos”, comentou.
Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão, o empresa tem como interesse que a obra seja iniciada já no ano que vem.
Santos Export
Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.