Aeroporto de Teerã: a suspensão dos voos no Irã começou na noite de terça-feira, inicialmente até as 10h de quarta (horário local), mas foi prolongada até as 5h de quinta-feira (Foto: Divulgação/IKA)
Internacional
Irã retoma voos comerciais em meio a escalada de tensões com Israel
Após pausa temporária por razões de segurança, aeroportos do país voltam a operar normalmente, afirma porta-voz
A Autoridade da Aviação Civil do Irã anunciou na quinta-feira (3) a reabertura dos aeroportos iranianos e o reinício dos voos suspensos desde terça-feira (1º), após o ataque com mísseis contra Israel.
“Os voos nos aeroportos do país voltaram ao normal”, afirmou Jafar Yazerlu, porta-voz da Autoridade da Aviação Civil, conforme relatado pela agência de notícias Tasnim.
O porta-voz também assegurou que “as condições de segurança dos voos foram garantidas” e que as operações aéreas haviam sido retomadas na manhã de quinta-feira.
A suspensão dos voos no Irã começou na noite de terça-feira, inicialmente até as 10h de quarta-feira (horário local), mas foi prolongada até as 5h de quinta-feira. A medida foi adotada após o lançamento de 200 mísseis balísticos contra Israel, ação que Teerã descreveu como “resposta aos assassinatos do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, do chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e de um general iraniano”.
Israel prometeu retaliar, ao que o Irã respondeu que reagirá “com mais força” caso ocorra.
Na quarta-feira (2), o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou que seu país não deseja “nem guerra nem derramamento de sangue”. Pezeshkian deu essas declarações enquanto participava do Fórum de Diálogo para a Cooperação Asiática, em Doha, no Catar.