HUB
Itajaí recebe nova draga de sucção para atuar na dragagem de seu canal de navegação
O Porto de Itajaí (SC) recebeu uma nova draga de sucção (Hopper) para atuar na dragagem de seu canal de navegação e nas bacias de evolução (áreas de manobras dos navios). Trata-se da embarcação holandesa HAM 316, que chegou ao complexo catarinense na madrugada da última sexta-feira, vinda do Porto de Santos (SP). Com uma capacidade de armazenagem de 11,4 toneladas, ela vai atuar 24 horas por dia para recuperar a profundidade oficial do canal, que é de 14 metros.
A chegada da nova draga ocorre justamente em um momento em que operadores e autoridades locais criticam as condições de navegação no canal do Porto de Itajaí. Problemas com o serviço já levaram a autoridade portuária – administrada pela Prefeitura de Itajaí – a ser multada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, já começaram as negociações para a renovação do atual contrato de dragagem, que será estendido por 12 meses. “Itajaí é o único porto no Brasil a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999 e estamos em tratativas para ajustar um novo aditivo para renovação do contrato de dragagem por mais 12 meses com a empresa contratada. A HAM 316 estará atuando diariamente, sem parar, objetivando acima de tudo a recuperação da profundidade do canal de acesso ao Complexo Portuário e demais áreas necessárias”, afirmou.
A retomada da profundidade regular do canal de Itajaí não ajudará somente a navegação na região. Também reduzirá as inundações no Vale do Itajaí – o porto fica às margens do Rio Itajaí-Açu. Com a dragagem, o canal terá uma maior vazão para as águas das chuvas que descem pelo vale.