sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A draga HAM 316, do tipo sucção, atuará em paralelo com a draga NJORD e está trabalhando 24 horas ininterruptas com os serviços de dragagem desde a sua chegadaCrédito: Reprodução/MarineTraffic.com

Região Sul

Itajaí recebe nova draga para manter profundidade de seu canal de navegação

Atualizado em: 21 de novembro de 2023 às 9:22
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Draga Ham 316 chega para recuperar e garantir a profundidade do canal aquaviário para 14 metros

O Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu, em Santa Catarina, recebeu na última sexta-feira (17) a Draga Ham 316, do tipo sucção (Hopper), com bandeira do Panamá. A embarcação chega para recuperar e garantir a profundidade do canal aquaviário para 14 metros. De acordo com a Autoridade Portuária, a draga veio do Porto de Santos (SP).

De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), a draga estará atuando permanentemente na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu – áreas a montante e jusante – do Rio Itajaí Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes), II (Baía Afonso Wippel – Saco da Fazenda).

O equipamento está atuando 24 horas ininterruptas com os serviços de dragagem desde a sua chegada.

De acordo com a Autoridade Portuária, além de garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores, os serviços da Draga tem a finalidade de reduzir os impactos de inundações, ao promover uma grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí.

Há mais de um mês, Itajaí, região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e praticamente todo o estado de Santa Catarina, sofreram com diversos pontos de enchentes e alagamentos.

“A nova draga, a HAM 316, recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna, e, num raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte (bota-fora), sendo depositados em alto mar”, destacou o diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

Atualmente, o canal tem uma média de 190 metros de largura e cerca de 14 metros de profundidade. De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, a draga HAM 316, do tipo sucção, chegou para substituir a draga holandesa Lelystad, e, ainda atuará em paralelo com a draga NJORD, sendo esta que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

Fabricada na Holanda, a draga HAM 316 foi construída em 1998, possui tonelagem bruta de 9.865 toneladas, e, comprimento de 128,46 metros por 22 metros de boca (largura). Sua capacidade de armazenamento de carga é de 11.409 quilos.

Críticas e multa

A chegada da nova draga ocorre em um momento em que entidades, instituições e operadores portuários criticaram a atuação da dragagem para manter o aprofundamento do canal de acesso a Itajaí.

Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), aplicou uma multa no valor de R$ 200 mil, por não manter a profundidade mínima no canal de navegação e nas bacias de manobra do complexo marítimo nos últimos dois anos.

Em nota enviada ao BE News, a Autoridade Portuária informou que pode apresentar recurso junto à agência reguladora em um prazo de 30 dias, e que o departamento jurídico da SPI está tomando as devidas providências a respeito da defesa. A SPI disse que vai recorrer da decisão da agência reguladora.

Compartilhe:
TAGS autoridade portuária canal de navegação Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu Itajaí Panamá