segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com a Clia a temporada 2025/2026 será ampliada e promete ser a maior em termos de movimentação de turistas da história da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí)

Região Sul

Itajaí receberá 85 escalas de cruzeiros até 2026

25 de novembro de 2024 às 15:09
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Para a temporada 24/25, a expectativa é que o porto receba 154 mil passageiros pelo terminal

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) confirmou que a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, terá um total de 85 escalas durante as duas próximas temporadas de navios de cruzeiro. De acordo com a Prefeitura, a temporada 2024/2025 terá início no dia 18 dezembro.

Nesta temporada, Itajaí receberá ao todo 39 escalas de cruzeiros. A expectativa é pela movimentação de 154 mil passageiros pelo terminal, sendo 45 mil embarques.

O primeiro navio a atracar na cidade será o MSC Armonia, que virá do Porto de Paranaguá (PR) e tem destino Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.

De acordo com a Clia a temporada 2025/2026 será ampliada e promete ser a maior em termos de movimentação de turistas da história da cidade.

Com previsão para iniciar no dia 4 de dezembro de 2025, serão ao todo 46 escalas de transatlânticos. Espera-se a movimentação de 196 mil passageiros, sendo que serão 66 mil embarques. A temporada vai se encerrar em 18 de abril de 2026.

“Mantivemos nosso compromisso com o desenvolvimento do turismo na nossa cidade e assim ajustamos para que essas escalas fossem confirmadas já neste ano. Caberá ao próximo governo sustentar a qualidade e agilidade das nossas operações para que Itajaí siga recebendo cada vez mais escalas”, destacou o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.

Reuniões periódicas são promovidas pela Secretaria de Turismo e Eventos ao longo do ano para garantir a realização das operações, especialmente de embarque nos cruzeiros, uma vez que Itajaí é o único município do estado catarinense que pode receber este tipo de operação.

Os encontros contam com representantes da Clia, Polícia Federal, Marinha por meio da Delegacia da Capitania dos Portos, Praticagem, Anvisa, Vigilância Epidemiológica, MSC, Costa, agentes marítimos e operador de excursões.

Além de confirmar as escalas, previstas para ocorrerem entre dezembro deste ano e abril de 2025, a última reunião serviu para apresentar resultados da temporada de cruzeiros 2023/2024 em Itajaí, a maior da história. Foram 42 escalas e a movimentação de 113 mil passageiros.

Compartilhe:
TAGS CRUZEIROS Itajaí