Segundo o Porto Itapoá, os novos equipamentos são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional, que é movido a dieselCrédito: Divulgação
Região Sul
Itapoá será o primeiro a operar guindastes por controle remoto
Investimento é de mais de R$ 128 milhões e, segundo a Autoridade Portuária, deve ampliar a agilidade do terminal
O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs (guindastes móveis sobre pneus) através de controle remoto. Os primeiros equipamentos chegam no mês de maio, enquanto que a segunda leva está programada para novembro deste ano. De acordo com a Autoridade Portuária, o investimento para o equipamento é de mais de R$ 128 milhões e deve ampliar a agilidade do terminal.
Os novos aparelhos serão controlados remotamente e, além disso, a tecnologia vai proporcionar ainda maior segurança e ergonomia para os colaboradores do complexo portuário.
“Já estamos capacitando os operadores que vão trabalhar nestas máquinas e também preparando a sala onde eles passarão a trabalhar”, comentou Sergni Pessoa Rosa Junior, Diretor de Operações Portuárias, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.
Os novos RTGs tem capacidade para empilhar até seis contêineres. Segundo o Porto Itapoá, os novos equipamentos são híbridos, com consumo de combustível três vezes menor do que um RTG convencional, que é movido a diesel.
Além disso, o complexo portuário adquiriu um portêiner. Trata-se de uma máquina que movimenta contêineres entre o cais e o navio, com uma lança com 70 metros de alcance, no valor de 11 milhões de dólares (R$ 56.494.900). O Terminal já dispõe de seis portêineres, sendo 4 com 55 e dois com 65 metros de lança.
Em todo o mundo, apenas 27 terminais usam os RTGs por controle remoto da ZPMC, fabricante chinesa. “Temos feito investimentos substanciais em tecnologia que tornam o Porto Itapoá um dos mais inovadores do continente”, explicou Rosa Junior.
Entre as recentes aquisições de maquinário pelo Porto Itapoá está o scanner móvel para inspeção de contêineres, adquirido pelo valor de R$ 10 milhões. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro e deve entrar em operação até março.
Modernização
Em 2022, o Porto Itapoá adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker, empregadas nas operações no pátio do Terminal. Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de movimentar 45 toneladas e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador. O porto já contava com três equipamentos similares.
Entre outras aquisições estão os nove caminhões terminal tractors (TTs) do fabricante nacional Rucker, que chegaram em julho do ano passado. Os veículos juntaram-se à frota de 40 unidades, e podem carregar, cada um, 65 toneladas.