O objetivo da dragagem de aprofundamento é aprimorar as condições de navegabilidade no Porto do Rio de Janeiro e viabilizar as atracações de navios de grande porteFotos: Divulgação/PortosRio
Região Sudeste
Jan de Nul firma contrato e dragagem do canal do Rio começa em dezembro
Serviços de aprofundamento do canal será concluído no segundo semestre de 2024
O consórcio liderado pela Jan de Nul, vencedora do processo de licitação que prevê as obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, assinou na última semana o contrato com a PortosRio para início dos serviços. Com investimento total de R$ 163 milhões, financiado pela Autoridade Portuária, a previsão é de que as obras comecem no início do mês de dezembro deste ano.
O objetivo da dragagem de aprofundamento é aprimorar as condições de navegabilidade no complexo portuário e viabilizar as atracações de navios de grande porte, incluindo a classe New Panamax, com 366 metros de comprimento nos terminais de contêineres do porto, atendendo a uma demanda do mercado internacional.
A PortosRio classifica a obra como prioridade, pois resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas. De acordo com a Autoridade Portuária, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos.
Além da dragagem, o contrato engloba a elaboração dos projetos básico e executivo, e ainda o desenvolvimento do projeto de sinalização e balizamento. A previsão, segundo a Autoridade Portuária, é de que as obras sejam concluídas até o segundo semestre de 2024.
“O início das obras de dragagem, que permitirá a ampliação da movimentação de contêineres no Porto do Rio, se alinha com a estratégia de maximização de investimento do Ministério de Portos e Aeroportos e com a diretriz de cumprimento do planejamento orçamentário da empresa”, comentou o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins.
Segundo o presidente, outras obras consideradas como prioritárias serão anunciadas em breve pela Autoridade Portuária.
“Outras obras no âmbito dos demais portos da companhia serão anunciadas em breve, inclusive aquelas que contarão com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), cuja execução tem prioridade absoluta no planejamento estratégico da PortosRio”, finalizou.
Licitação
O processo de licitação para a dragagem de aprofundamento ocorreu no mês de agosto, do qual a Jan de Nul foi declarada a vencedora. Além dela, fizeram propostas a DTA Engenharia Ltda e a Enterpa Engenharia Ltda.