A transferência para a JBS promete impulsionar a eficiência e o crescimento das atividades portuárias na região. Foto: Divulgação
Região Sul
JBS assume operações do Porto de Itajaí
Operações devem ser iniciadas no 2º semestre; terminal não movimenta contêineres desde o ano passado
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta quarta-feira (15) que a JBS, por meio da subsidiária Seara, vai assumir as operações do terminal de contêineres do Porto de Itajaí (SC), que está com as operações paralisadas desde o fim do 1º semestre do ano passado.
A confirmação ocorreu em uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, após negociações conduzidas há cerca de dois meses. A Mada Araújo Asset Management, vencedora do edital de operação do terminal no ano passado, oficializou a transferência para o Ministério, segundo informações da colunista Dagmara Spautz, do NSC.
Silvio Costa Filho solicitou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) um parecer sobre a operação em um prazo de 15 a 20 dias e a expectativa é que o contrato definitivo seja enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de maio, com a previsão de início das operações no segundo semestre. O deputado Carlos Chiodini intermediou as conversas entre as empresas e o ministério, e o superintendente do Porto, Fábio da Veiga, foi elogiado pelo ministro por sua atuação nos processos.
A transferência para a JBS promete impulsionar a eficiência e o crescimento das atividades portuárias na região.