Jorge Lima disse que o setor privado e empresários de diversos segmentos são importantes na questão de cobrança do poder público e para apresentar projetos e planos (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Sudeste Export
“Crescimento se dá por bons projetos de infraestrutura”, diz Lima
Secretário de Desenvolvimento Econômico destacou a importância do setor para crescimento do país
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, enfatizou que o crescimento econômico do Brasil passa diretamente por bons projetos de infraestrutura.
Durante sua participação na solenidade de abertura do Sudeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em São Paulo, Lima destacou a importância de se ter uma boa infraestrutura para que acompanhe o desenvolvimento econômico do Brasil.
“Não conheço nenhum país do mundo que conseguiu ser desenvolvido sem uma boa infraestrutura. O setor da infraestrutura tem que ter abertura de gestão diferente, porque é um assunto que não traz voto nas eleições. Não se cresce sem infraestrutura. Temos que pensar dez anos para frente, o setor exige um olhar de dez anos para frente. Tudo cresce e tudo muda”, comentou.
Como exemplo, o secretário destacou que os principais projetos do Governo Estadual no setor não serão entregues pela atual gestão sob comando do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“A nova Imigrantes, o Trem Intercidades de Campinas, vamos ter os projetos para Sorocaba, Baixada Santista e São José dos Campos. Mais da metade do que vamos fazer, nós não vamos inaugurar”, pontuou.
Lima defende que o setor privado e empresários de diversos segmentos são importantes na questão de cobrança do poder público, bem como para apresentar projetos e planos que possam aumentar o crescimento econômico.
“A infraestrutura tem que vir na frente. A capacidade de dinheiro que colocamos no Brasil é pouca, mas que agora ele seja mais qualitativo”.
Ao fazer elogios ao trabalho do ministro Silvio Costa Filho na pasta de Portos e Aeroportos, o secretário destacou a importância de se ter importantes avanços a partir de uma mudança de mentalidade.
“Cada vez estou mais convicto que não vamos sair de onde estamos se não fizermos uma transformação de mentalidade em relação a economia de governo e a economia de estado”, finalizou.
Participaram da solenidade de abertura do Sudeste Export o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Ordine; o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, e a presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, Gilmara Temóteo.
O Sudeste Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.