Para Marcelo Neri, o arcabouço fiscal vai possibilitar que o Banco Central reveja com maior tranquilidade a questão da taxa de jurosCrédito: Reprodução/ZR News
Nacional
Juros altos diminuem investimentos em infraestrutura, diz presidente da Fenamar
Marcelo Neri e o professor Rafael Pedrosa falaram sobre o assunto e o novo arcabouço fiscal no programa ZR News
O novo arcabouço fiscal, anunciado pelo Governo Federal, que substitui o teto de gastos, foi debatido durante a exibição do programa ZR News, veiculado na Rádio Santa Cecília FM (107,7).
Para Marcelo Neri, presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), os juros altos acabam afastando o capital intensivo de investimentos principalmente na área da infraestrutura.
“Os investimentos são intensos. O investidor quer segurança jurídica e juros mais baixos. Os juros do jeito que estão torna a situação muito preocupante. Do jeito que está, para esse capital de investimento na infraestrutura fica um pouco mais complicado. Há, sim, a necessidade desse arcabouço, dessa responsabilidade do Governo, para então o Banco Central possa rever com maior tranquilidade a questão da taxa de juros”, comentou.
Na opinião do professor Rafael Pedrosa, coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais e da Pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o objetivo da regra fiscal é de manter a continuidade do processo de capital externo para o avanço econômico do país.
“A missão desse arcabouço fiscal é justamente restabelecer esse quadro que temos no Brasil para permitir o avanço em todas as áreas, e também facilitar a entrada de investimentos, principalmente o capital externo nos processos que nós vínhamos tão bem avançado possam então ser retomados. A palavra de ordem aí é confiança, que é a grande missão desse documento”, analisou.
A Fenamar é uma das apoiadoras do Brasil Export, principal fórum de debates e discussões envolvendo o setor de logística, infraestrutura e transportes no País. Para Neri, as realizações dos fóruns permitem uma melhor e mais rápida aproximação com o governo para a apresentação de pleitos e demandas.
“A gente acredita que o Brasil Export é um fórum no qual não existe nada parecido no mundo. Ele nos possibilita, nos facilita em manter contato com o Governo. Às vezes é muito difícil, dependendo do governo, conseguir chegar na pessoa certa para conversar, para demonstrar interesse. O Brasil Export uniu com uma menor complexidade esse elo de comunicação. A Fenamar acredita muito no projeto por conta dessa capacidade de network”, analisou Neri.
Santos Export
Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.