A LATAM Brasil deu início, no último sábado (30), à sua nova rota internacional ligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago do Chile
Aeroportos
Latam inaugura rota Fortaleza-Santiago com 80% de ocupação
Companhia já opera outras sete rotas regulares entre o Brasil e Santiago
A Latam Brasil deu início, no último sábado (30), à sua nova rota internacional ligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago do Chile. O voo inaugural contou com 140 passageiros a bordo, atingindo uma taxa de ocupação de 80%.
A aérea projeta o transporte de até 14,5 mil passageiros por ano com o novo trecho. A companhia já opera outras sete rotas regulares entre o Brasil e Santiago, abrangendo destinos como São Paulo/Guarulhos, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, esta última com reinício previsto para janeiro de 2025.
O voo Fortaleza-Santiago tem uma duração média de 6h20, sendo operado aos sábados, com saída de Fortaleza às 14h45 (hora local), e retornando aos domingos, partindo de Santiago às 6h (hora local). A nova conexão promete reduzir em até três horas o tempo de viagem em relação ao trajeto com conexão em São Paulo/Guarulhos, o que facilita o deslocamento de turistas e viajantes entre as duas capitais.
O gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, destacou as vantagens da rota, que além de Santiago, oferece aos passageiros de Fortaleza acesso facilitado a destinos como Auckland, Sydney e Melbourne, além de outras cidades chilenas como Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt. “A nova rota representa uma grande oportunidade para fortalecer o turismo entre o Brasil e o Chile, e também para promover o Nordeste brasileiro para turistas internacionais”, disse Macedo.
HUB
Fortaleza se consolidou como um importante hub da Latam no Nordeste, com voos diretos para 12 destinos domésticos e uma conexão internacional para Miami, EUA. De janeiro a outubro deste ano, o Aeroporto Pinto Martins transportou cerca de 60 mil passageiros neste trajeto.
A secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, ressaltou o impacto positivo da nova rota na economia local, destacando a ampliação da oferta de assentos e o estímulo ao fluxo turístico, especialmente para os chilenos. “A capital cearense, que lidera a movimentação de passageiros em voos internacionais na região Norte e Nordeste, segue se fortalecendo como um ponto estratégico de conexão aérea”, afirmou.
Já o gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, Pedro Navega, destacou o compromisso de continuar expandindo as opções de rotas para Fortaleza, garantindo que o aeroporto esteja preparado para atender às demandas do crescente número de passageiros.
“Com essa nova conexão, a Latam reforça seu papel de impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico da região, estreitando laços entre o Brasil e o Chile, além de ampliar as possibilidades de viagem para destinos internacionais, impulsionando o desenvolvimento regional”, concluiu.