Com 15,62 quilômetros de extensão, a ponte foi construída a partir de um acordo binacional assinado em 1989 (Foto: Divulgação/Dnit)
Mercosul
Leilão da Ponte São Borja-Santo Tomé é marcado para 4 de abril
Concessão prevê investimentos de US$ 99 milhões para modernização da travessia entre Brasil e Argentina
O leilão para a concessão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé será realizado no dia 4 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo o Ministério dos Transportes, os investimentos previstos são de aproximadamente 99 milhões de dólares. A ponte é uma ligação estratégica entre Brasil e Argentina, essencial para o comércio e o trânsito de mercadorias e pessoas entre os dois países.
Com 15,62 quilômetros de extensão, a ponte foi construída a partir de um acordo binacional assinado em 1989, conectando a cidade brasileira de São Borja, no Rio Grande do Sul, à argentina Santo Tomé. Atualmente, cerca de 23% das operações comerciais entre os dois países utilizam essa travessia.
“Após quase três décadas, a concessão representa um avanço significativo, trazendo um modelo mais moderno e eficiente para ambos os países”, declarou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
O Ministério dos Transportes e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) conduziram as negociações com autoridades argentinas para a estruturação do novo projeto. A Receita Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Polícia Federal também fazem parte da Comissão Mista Argentina-Brasileira, responsável pela gestão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé.
De acordo com o edital publicado na última sexta-feira (31), o novo contrato de concessão terá vigência de 25 anos e prevê um conjunto de obras e serviços voltados à modernização da infraestrutura e ao aprimoramento das operações da ponte. Segundo o Ministério dos Transportes, as principais melhorias incluem a construção de novas faixas de acesso, uma nova área para veículos apreendidos, um pátio exclusivo para a parada de caminhões e a instalação de um novo sistema de iluminação.
A concessão também abrange a operação do Centro Unificado de Fronteira, garantindo um atendimento mais eficiente aos veículos de carga e suporte às operações alfandegárias e inspeções exigidas pelos órgãos reguladores.
O modelo de concessão prevê ainda inovações como degraus tarifários associados ao Capex, descontos vinculados aos serviços obrigatórios e um programa de recursos para desenvolvimento tecnológico, voltado ao avanço de soluções inovadoras para a infraestrutura rodoviária.