Originalmente, o leilão seria realizado em abril deste ano, mas foi suspenso devido às incertezas do cenário econômico e à alta dos preços dos insumos, reflexos da pandemia de covid-19 (crédito: Divulgação/Governo do Estado)
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Leilão do Trecho Norte do Rodoanel de SP é agendado para 2023
Artesp publica edital marcando pregão da última parte do anel rodoviário de São Paulo para janeiro
O Governo de São Paulo marcou um novo leilão para a conclusão e a consequente concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas. Ele irá ocorrer em 12 de janeiro do próximo ano, na sede da B3,na capital paulista. O anúncio consta de um novo edital para a exploração do trecho, publicado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) no último sábado.
De acordo com o texto, o futuro concessionário deverá investir R$ 3,4 bilhões no anel rodoviário ao longo dos 31 anos de exploração a que terá direito. Desse total, R$ 2 bilhões são para as obras necessárias à conclusão do empreendimento.
Originalmente, o leilão seria realizado em abril deste ano, mas foi suspenso devido às incertezas do cenário econômico e à alta dos preços dos insumos, reflexos da pandemia de covid-19, informou à época o Governo do Estado.
Em nota, a Artesp informou que, “nos últimos meses, equipes técnicas trabalharam no aperfeiçoamento da modelagem do edital para tornar a concessão mais atrativa e dar mais garantias e segurança aos investidores, sem o acréscimo de despesas desnecessárias, favorecendo o interesse público do projeto”. Entre as alterações, está uma nova data-base (era setembro de 2021 e, agora, ficou março de 2022) e a ampliação dos prazos para elaboração da proposta (passou de 90 para 150 dias) e de pré-construção (de seis para 12 meses).
Com obras paradas desde 2018, o Norte é o último trecho a ser construído do Rodoanel. Ele terá 44 quilômetros de extensão no eixo principal, três ou quatro faixas por sentido e sete túneis duplos. Com sua entrega, o Rodoanel chegará a ter 177 quilômetros e facilitará ainda mais o acesso de veículos entre o Interior de São Paulo e o Porto de Santos. Segundo estudo do Estado, com a conclusão do trecho, haverá a redução de circulação de 18 mil caminhões por dia na capital.