Com previsão de R$ 4,5 bilhões em investimentos, o Tecon Santos 10 pretende transformar o porto, ampliando sua capacidade operacional e dobrando a movimentação de contêineres (Foto: Divulgação/APS)
Porto de Santos
Leilões de áreas preparam nova era de crescimento do Porto de Santos
Com projetos como o Tecon Santos 10 e o STS 08, o complexo avança em modernização, atraindo investimentos privados e ampliando sua capacidade operacional
O Porto de Santos terá três áreas a serem leiloadas, conforme a carteira de projetos de arrendamentos e concessões divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em novembro do ano passado. Entre elas, o empreendimento considerado o maior investimento privado no setor portuário na história: o Tecon Santos 10, futuro terminal de contêineres da margem direita.
Previsto já para o primeiro trimestre deste ano, o STS 08 vai abrigar um novo terminal destinado à armazenagem e movimentação de granéis líquidos, principalmente combustíveis, na margem direita do cais santista.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), estão previstas a construção de quatro novos berços e mais tanques de armazenagem, além de conexões com dutovias, rodovias e píeres na margem direita.
Os investimentos previstos para a área são de pouco mais de R$ 491,5 milhões. O prazo de concessão é de 25 anos. A área já tinha ido a leilão em 2023, mas não houve empresas ou consórcios interessados.
O Tecon Santos 10, antes denominado STS 10, é considerado o maior projeto portuário da história do país em termos de investimentos privados previstos.
Com a previsão de R$ 4,5 bilhões em investimentos, o empreendimento pretende transformar o Porto de Santos, ampliando sua capacidade operacional e dobrando a movimentação de contêineres.
O terminal, que ficará localizado na região do Saboó, na margem direita, visa atender à crescente demanda do segmento no maior complexo portuário do país. Segundo o MPor, o leilão está previsto para acontecer no segundo semestre de 2025.
Retroárea
O terceiro projeto programado para ser leiloado em 2025 é o STS 33, que atualmente é administrado pela Transbrasa.
A área, de pouco mais de 51 mil metros quadrados, está localizada no bairro Jabaquara e atua como uma retroárea do Porto de Santos, destinada à movimentação de contêineres e carga geral.
Segundo o Governo Federal, os investimentos previstos para o terminal são de R$ 36,7 milhões.
Atualmente, a APS e a Prefeitura de Santos discutem a possibilidade de transferência do terminal para a Vila dos Criadores, área localizada na margem direita, que a empresa que administra o Porto de Santos pretende integrar à sua poligonal.