O Porto de Leixões movimentou ao todo 14,891 milhões de toneladas de cargas em 2022 Crédito: Divulgação
Internacional
Leixões mantém liderança em movimentação de cargas
Porto de Leixões, em Portugal, se manteve à frente do complexo de La Coruña, na Espanha, em 2022
O Porto de Leixões, em Portugal, manteve a liderança na movimentação de cargas em 2022 na região do Noroeste Peninsular, que engloba também o Porto de La Coruña, na Espanha.
O porto português movimentou ao todo 14,891 milhões de toneladas de cargas, 91 mil a mais do que o registrado no porto da região da Galícia, que fechou 2022 com 14,799 milhões de toneladas. Os dados são, respectivamente, da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e dos Portos do Estado espanhol.
O resultado mantém Leixões com o título de “maior porto do noroeste peninsular”, mesmo com uma queda de 2% comparado aos 15,1 milhões de toneladas movimentadas de 2021. Já o Porto de La Coruña teve crescimento de 25,6% na carga movimentada, excluindo o pescado, passando de 11,8 milhões de toneladas em 2021 para 14,8 milhões no ano passado.
De acordo com os dados do primeiro semestre de 2022, Leixões já liderava face a La Coruña, visto que os 7,5 milhões de toneladas movimentadas no período pelo complexo português superaram os 6,3 milhões operados pelo complexo galego, mas essa diferença diminuiu nos últimos seis meses do ano passado.
Mas no total registrado para a região em 2022, a Espanha saiu na frente: os portos do Norte de Portugal (Aveiro, Leixões e Viana do Castelo) contabilizaram 21,07 milhões de toneladas e os terminais espanhóis, 35 milhões de toneladas.
O resultado é visto como uma tendência que se mantém desde 2021, quando o conjunto dos portos galegos (La Coruña, Ferrol – San Cibrao, Vigo, Marín y Ría de Pontevedra e Vilagarcía de Arousa) já tinha movimentado 30,3 milhões de toneladas, e o Norte de Portugal 21,2 milhões.
No noroeste português, em 2022, além das operações já citadas de Leixões, se somam Aveiro, com 5,7 milhões, e Viana do Castelo, com 409 mil toneladas.
Histórico
A última vez que La Coruña ultrapassou Leixões foi em 2005, quando o porto espanhol movimentou 14,534 milhões de toneladas e o terminal matosinhense 14,050 milhões, de acordo com os dados oficiais.
Desde então, o valor mais alto atingido por Leixões em termos de toneladas de carga movimentada foi em 2019, com 19,5 milhões de toneladas, enquanto Corunha fechou em 13,6 milhões.