Região Sul
Licitação para administração do Porto Seco de Cascavel não tem interessados
Segundo a Receita Federal, Estação será fechada e terá demanda de cargas transferida
O processo de licitação para administração de um Porto Seco, localizado em Cascável (PR), foi encerrado sem a apresentação de proposta de interessados. O prazo para recebimento de propostas foi até o dia 30 de outubro, cujo contrato previa a movimentação e armazenagem de mercadorias no município pelo prazo de 25 anos.
O projeto do edital, elaborado pela Receita Federal, previa um investimento inicial estimado em pouco mais de R$ 24 milhões nos primeiros 14 anos de contrato. O investimento total nos 25 anos do vínculo estava na ordem de R$ 29,5 milhões.
A demanda da Receita era a obrigação de construção de um armazém com cerca de 1.700 m² e um pátio de mais de 29 mil m².
Segundo o órgão federal, o alto investimento do projeto foi considerado um dos motivos pela falta de interessados na licitação.
A empresa interessada deveria oferecer a menor tarifa para os serviços e a vencedora do certame poderia prestar o serviço pelo prazo de 25 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos.
O porto seco é uma estrutura alfandegada de uso público, de controle aduaneiro da Receita Federal e que realiza operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias importadas ou para exportação.
Fechamento
Com o zero interesse na operação e administração do Porto Seco, a expectativa é que a EADI (Estação Aduaneira Interior) será fechada e terá toda a sua demanda de mercadorias para exportação transferida para o Porto Seco de Foz do Iguaçu, que é operado pela Multilog.