A empresa será responsável pela execução dos serviços de dragagem marítima, manutenção nas áreas do canal de acesso interno, bacia de evolução e berços de atracação do cais baiano. Divulgação
Região Nordeste
Licitação para dragagem no Porto de Ilhéus é publicada
Abertura das propostas está prevista para o dia 13 de maio; valor aproximado é de R$ 27 milhões
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18) o aviso de licitação para os serviços de dragagem no Porto de Ilhéus, na Bahia. Os lances estão previstos para o dia 13 de maio. O valor é estimado em R$ 27 milhões. A empresa será responsável pela execução dos serviços de dragagem marítima, manutenção nas áreas do canal de acesso interno, bacia de evolução e berços de atracação do cais baiano.
Segundo o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, o Porto de Ilhéus é de suma importância para a cidade. Para o edital, foi feita uma remodelação em relação ao anterior, incluindo a dragagem de manutenção.
“Assumimos, pegamos toda a documentação e planejamos novamente. Tivemos que solicitar, inclusive, uma suplementação orçamentária, e para isso, contamos com o apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Essas intervenções vão tornar o Porto mais competitivo, é uma excelente notícia para Ilhéus e região, e para toda a Bahia”, afirmou.
Números
Os portos públicos administrados pela Autoridade Portuária da Bahia apresentaram aumento de 0,79% nas movimentações em 2023, na comparação com 2022. Foram movimentadas, ao longo do ano passado, 12.751.590 toneladas. Em 2022, haviam sidos movimentadas 12.651.022 toneladas.
Esse número representa a 2º maior movimentação da história da Codeba.
O destaque ficou por conta do Porto de Ilhéus, que movimentou 556.597 toneladas, a maior movimentação registrada para o porto desde o ano de 2008.
O Porto de Salvador atingiu 5.510.083 toneladas, apresentando um crescimento de 4,82% em suas movimentações em relação a 2022.
Já o Porto de Aratu-Candeias 6.684.910, mantendo a liderança das movimentações dos Portos Públicos da Bahia, com 53% de participação na movimentação de cargas da Codeba.