A primeira escala do navio MSC Euribia em Lisboa faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Espanha, e termina em Hamburgo, na Alemanha (Crédito: Divulgação/MSC)
Internacional
Lisboa recebe navio que fez 1ª viagem com zero emissão de gases de efeito estufa
Trajeto feito por embarcação da MSC foi de aproximadamente 1,6 km com uso de gás natural liquefeito
O Porto de Lisboa, em Portugal, recebeu nesta terça-feira (23) o MSC Euribia, o primeiro navio a realizar uma viagem com zero emissão de gases de efeito estufa. A embarcação fez um pequeno trajeto de quatro dias entre Saint-Nazaire, na França, e Copenhague, na Dinamarca.
A viagem, de mais de mil milhas (aproximadamente 1,6 quilômetros), alcançou as zero emissões de gases com efeito estufa através do uso do combustível gás natural liquefeito (GNL) e da aplicação da abordagem de balanço de massa.
A primeira escala em Lisboa faz parte de uma viagem de nove dias que teve início em Las Palmas, na Espanha, e termina em Hamburgo, na Alemanha. A Administração do Porto de Lisboa (APL) presenteou o comandante da embarcação com uma placa comemorativa da ocasião, para marcar a passagem pela capital portuguesa. O navio foi escoltado por rebocadores da empresa Portugs.
O presidente da APL, Carlos Correia, destacou a chegada da embarcação como um “orgulho” para o Porto de Lisboa. “Este navio é a prova que os stakeholders da indústria de cruzeiros estão alinhados quanto ao objetivo comum, a redução das emissões dos navios e adoção de tecnologia verde para atingir a meta de carbono zero até 2050”, afirmou.
Correia ainda falou sobre o crescimento em investimentos para desenvolver tecnologias sustentáveis entre as companhias de cruzeiros, e destacou o papel do porto em atuações alinhadas com esses princípios.
“As companhias de cruzeiro no geral, e a MSC Cruises em particular, têm vindo a investir e a experimentar tecnologias ambientais inovadoras, e a desenvolver combustíveis alternativos e mais limpos, com vista a conceber navios energicamente mais eficientes. [Por sua vez], o Porto de Lisboa continua a trabalhar no processo de eletrificação do Terminal de Cruzeiros de Lisboa para mitigar tanto quanto possível os impactes ambientais desta atividade”, acrescentou.
Este é o segundo navio de cruzeiros da MSC Cruises movido a GNL. O combustível praticamente elimina os óxidos de enxofre e partículas, além de reduzir os óxidos de nitrogênio em 85% e as emissões de gases de efeito estufa em até 20%.