Empresa especializada em cargas refrigeradas agora atua em outros segmentosCrédito: Divulgação
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Localfrio completa 70 anos, muda de nome e anuncia investimentos
Empresa agora se chama Movecta; companhia anunciou também investimentos de R$ 100 milhões em expansão nos próximos três anos
Na celebração dos seus 70 anos, a Localfrio anunciou que está mudando de nome, tem planos de investir R$ 100 milhões em sua expansão nos próximos três anos e a meta de atingir um faturamento anual superior a R$ 1 bilhão.
Agora, a Localfrio passa a se chamar ‘Movecta’, refletindo a evolução da companhia, que atualmente oferece uma gama diversificada de serviços logísticos e armazenagem, onde a cadeia fria não é mais o foco.
O CEO e presidente da Movecta, Rodrigo Casado, recentemente, explicou que a companhia tem planos para fazer aquisições visando reforçar sua estrutura de transportes e armazenagem e que hoje “a cadeia fria não representa mais do que 20% do negócio”.
A empresa familiar, fundada em 1953, se especializou na logística de cargas refrigeradas, operando em terminais nos portos de Santos (SP), Suape (PE) e Itajaí (SC). A partir de 2017, passou a ofertar também serviços de transporte e gestão de estoques e agora, com um plano estratégico até 2027, o grupo quer expandir para outras regiões e aumentar o faturamento anual.
Casado destacou que a Movecta (até então Localfrio) é o único operador logístico com terminais alfandegados localizados nos principais hubs marítimos de comércio exterior no País, e proprietária do único terminal alfandegado frigorificado do Porto de Santos. A empresa também é um dos maiores operadores logísticos de produtos químicos no Brasil e lidera as operações de cargas de projeto para grandes parques eólicos nas regiões Norte e Nordeste, via Porto de Suape.
Para este ano, a companhia prevê um faturamento de R$ 700 milhões, um salto em comparação aos R$ 319 milhões registrados em 2020. Rodrigo Casado afirmou que a empresa planeja dobrar de tamanho nos próximos anos para alcançar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento. Os recursos para essa expansão devem vir do próprio caixa, investindo de 4% a 5% da receita líquida anual das operações, ou também buscando financiamento no mercado.
Na nova configuração, a Movecta pretende manter o foco em oferecer soluções logísticas para operações complexas, aumentar a eficiência operacional e diversificar ofertas em setores estratégicos, como química, farmacêutica, cadeia fria, bebidas, bens de consumo, eletrônicos e energia renovável.
No fim do ano passado, a empresa inaugurou um centro de distribuição em Itajaí e expandiu sua unidade em Lages, no estado de Santa Catarina, projetos já alinhados ao planejamento de ampliar o portfólio de serviços e verticalizar sua atuação.
“A nova marca Movecta reflete nossa transformação e ambição de crescer e oferecer soluções logísticas cada vez mais robustas e diversificadas”, concluiu Rodrigo Casado.