domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Participantes do Mercosul Export vão fazer uma visita técnica ao Porto de Montevidéu nesta manhãcrédito Bruno Merlin

Mercosul Export

Logística e hidrovias em debate no Mercosul Export

Atualizado em: 11 de setembro de 2023 às 8:33
BE News Enviar e-mail para o Autor

A integração dos países do Mercosul a partir do setor de transportes e os projetos hidroviários ligando essas nações serão debatidos nesta segunda e terça-feira, dias 11 e 12, em Montevidéu, Uruguai, na primeira edição do Mercosul Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes. Com a participação de empresários e autoridades do Brasil e das demais nações do bloco econômico,  o evento debaterá ainda as políticas públicas portuárias e logísticas desses países e os planos de investimento nesses setores.

Os debates serão transmitidos ao vivo e de forma gratuita pelo Portal BE News, no seu site (www.portalbenews.com.br) e em seu canal no Youtube (@portalbenews). Iniciativa do Grupo Brasil Export, o Mercosul Export é uma realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e tem o BE News como mídia oficial.

A programação dessa primeira edição do fórum começa nesta manhã, com visitas técnicas dos participantes ao Porto de Montevidéu e Zonamérica, parque empresarial e tecnológico localizado nas proximidades da capital e que opera como zona franca desde 1990. Às 16h30, haverá o InfraJur: Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes, seguido pela solenidade de abertura do Mercosul Export às 19 horas.

Os projetos de integração serão debatidos principalmente amanhã, no segundo dia do evento, quando vão ocorrer os painéis técnicos do fórum. O primeiro deles, marcado para as 9h30, terá como tema Transporte hidroviário de cargas, os avanços na Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e a Hidrovia Paraguai-Paraná. O projeto da Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos prevê a ligação aquaviária entre Brasil (pelo Rio Grande do Sul) e Uruguai, viabilizando um novo corredor para o escoamento da produção uruguaia. O empreendimento está em estudos no Brasil pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e deve ser uma das primeiras concessões hidroviárias do País.

A Hidrovia Paraguai-Paraná integra o planejamento do Governo Federal para ampliar a integração econômica do continente sul-americano, uma vez que a via de navegação passa pelo Brasil, pelo Paraguai, pelo Uruguai e pela Argentina. No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Governo pretende apresentar um projeto de expansão da hidrovia até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O próximo painel de amanhã será às 11h45, com o tema Políticas públicas para o desenvolvimento das atividades portuária e logística. Às 14h30, haverá uma mesa-redonda debatendo Iniciativas para melhorias da logística terrestre de movimentação de cargas. No último mês, o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), anunciou o edital para construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS. O novo empreendimento terá 419 metros de extensão, ligando as cidades de Jaguarão (RS), no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai.

A notícia da nova ponte foi comemorada por autoridades uruguaias, pois o empreendimento vai atender uma demanda histórica para ampliar a integração entre Brasil e Uruguai.

A programação desse segundo dia termina com o painel Ações do setor privado para o fomento de novos negócios no Mercosul, que terá início às 16 horas.

 

Programação

Hoje – 11 de setembro (horários de Montevidéu)

8 horas – Partida do hotel Hyatt Centric Montevideo

9 horas – Chegada prevista ao Porto de Montevidéu

9h15 – Vista ao Terminal Cuenca del Plata (TCP)

10 horas – Visita ao Grupo RAS

11h15 – Deslocamento terrestre

12h15 – Visita a Zonamérica/Costa Oriental

13h30 – Almoço

14h30 – Retorno ao hotel Hyatt Centric Montevideo

Início da transmissão online e gratuita pelo Portal BE News

16h30 – InfraJur: Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes

19 horas – Solenidade de Abertura com autoridades convidadas

20h30 – Jantar de abertura

Amanhã – 12 de setembro

Início da transmissão online e gratuita pelo Portal BE News

9 horas – Palavras de boas-vindas pelo subsecretario do Ministério de Transporte e Obras Públicas de Uruguai, Juan José Olaizola, e pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos

9h15 – Apresentação “Uruguay como destino de Inversiones – Uruguay XXI”

9h30 – Painel 1: Transporte hidroviário de cargas, os avanços na Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos e a Hidrovia Paraguai-Paraná

11h30 – Coffee break

11h45 – Painel 2: Políticas públicas para o desenvolvimento das atividades portuária e logística

13h15 – Almoço

14h30 – Painel 3: Iniciativas para melhorias da logística terrestre de movimentação de cargas

16h00 – Painel 4: Ações do setor privado para o fomento de novos negócios no Mercosul

17h30 – Encerramento

Quarta-feira – 13 de setembro

8 horas – Partida do hotel Hyatt Centric Montevideo

8h30 – Visita ao Parque de las Ciencias

9h45 – Deslocamento

10 horas – Visita ao Aeroporto Internacional de Carrasco

11h30 – Encerramento

Compartilhe:
TAGS bloco econômico debates serão transmitidos ao vivo Mercosul Export Montevidéu Uruguai