A matriz energética brasileira e o papel do país na transição energética foi um dos assuntos discutidos durante a reunião do presidente Lula com o italiano Sergio Mattarella em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Nacional
Lula defende novas rotas comerciais com a Itália
Presidente tratou desse e outros assuntos com o chefe de Estado do país europeu, Sergio Mattarella
Em reunião bilateral realizada na segunda-feira (15) com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende abrir novas rotas comerciais com o país europeu.
“Compartilhei com Mattarella o desejo de diversificar a pauta e incrementar as exportações brasileiras. A retomada, em breve, do Conselho Brasil-Itália de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Industrial e Financeiro poderá contribuir muito nesse sentido”, detalhou Lula.
O encontro foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A visita de Sergio Mattarella é a primeira de um presidente desse país ao Brasil em 24 anos, marcando também o 150º aniversário da imigração italiana. As duas nações assinaram acordos de cooperação em diversas áreas, incluindo reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação e parcerias entre universidades e instituições de pesquisa.
Lula e Mattarella concordaram sobre os benefícios do acordo entre Mercosul e União Europeia. O presidente brasileiro enfatizou que o avanço das negociações depende da coordenação interna do lado europeu e expressou otimismo com a retomada das discussões após as recentes eleições do bloco. “Itália e Brasil estão entre as dez maiores economias do mundo. Nossa corrente de comércio é de aproximadamente US$ 10 bilhões”.
Já Mattarella classificou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia como “um verdadeiro instrumento de colaboração e paz”.
A matriz energética brasileira e o papel do país na transição energética também foram assuntos discutidos entre os dois líderes. A participação da Itália nesse processo foi elogiada por Lula, que mencionou os investimentos italianos em energias renováveis no Brasil.
“Um setor em que a Itália já está bem posicionada é o de energia. Os parques eólicos e fotovoltaicos de empresas italianas e o interesse delas em hidrogênio verde mostram o potencial a ser explorado nessa área”, afirmou Lula.
Mattarella permanecerá no Brasil até esta sexta-feira (19), visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. Ele anunciou a doação de 25 toneladas de ajuda humanitária para o estado do Rio Grande do Sul, afetado por enchentes.