sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O presidente Lula demitiu, na noite desta terça-feira (14), Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. O cargo será ocupado pela ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. Foto: Agência Brasil

Nacional

Lula demite Jean Paul Prates do comando da Petrobras

14 de maio de 2024 às 21:55
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

A saída de Prates ocorre após meses de conflitos entre ele e o Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, na noite desta terça-feira (14), Jean Paul Prates da presidência da Petrobras. O cargo será ocupado pela ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard.

A saída de Prates ocorre após meses de conflitos entre ele e o Palácio do Planalto. O clima tenso teve início em março, quando o executivo se absteve de uma votação a respeito do pagamento de dividendos extraordinários, mesmo após o Governo ter ordenado que seus representantes na companhia fossem contra tal medida. Um dia depois dessa polêmica, a empresa perdeu R$ 53 bilhões em valor de mercado. Desde então, as relações entre o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pioraram fortemente.

Em nota divulgada nesta noite, a Petrobras informou que recebeu um pedido de Jean Paul Prates para que o Conselho de Administração da empresa se reunisse e analisasse o encerramento antecipado de seu mandato “de forma negociada”, sem mencionar a demissão determinada por Lula. “Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”.

A pessoas próximas, Prates enviou uma mensagem antecipando sua demissão e, ainda, destacando que os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa (Casa Civil) ficaram felizes com a decisão. Confira o texto:

“Queridos amigos. O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos. Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. Só me resta agradecer a vocês e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer. JPP”.

Substituição

Como citado na mensagem de Prates, ele será substituído por Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no governo de Dilma Rousseff (PT). Ela trabalhou na Petrobras por mais de duas décadas e, atualmente, atua como consultora na área de óleo, gás e biocombustíveis.

Acompanhe a cobertura completa no Portal BE News e no Jornal BE News desta quarta-feira, dia 15.

Compartilhe:
TAGS