HUB
Lula pede para que acordo entre Mercosul e UE avance
Brasil-Itália 1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa segunda-feira, dia 15, que os países europeus precisam resolver as próprias contradições para que o acordo entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) avance. A fala ocorreu durante a visita do presidente da Itália, Sergio Mattarella, ao Palácio do Planalto, em Brasília. O político europeu está em visita de Estado ao Brasil.
Brasil-Itália 2
“Reiterei ao presidente italiano o interesse do Brasil em concluir, o quanto antes, um acordo com a União Europeia que seja equilibrado e que contribua para o desenvolvimento das duas regiões. Explicitei que o avanço das negociações depende de os europeus resolverem suas próprias contradições internas”, afirmou Lula. O acordo, aprovado em 2019, após mais de 20 anos de negociação, enfrenta resistência de alguns países, como a França, para que seja colocado em vigor. O acordo cobre temas tarifários e de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.
Brasil-Itália 3
Mattarella chegou no domingo, dia 14, ao Brasil e sua agenda inclui passagens pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, bem como do estado do Rio Grande do Sul, um dos principais redutos de imigrantes italianos no Brasil. É a primeira visita de Estado de um presidente italiano ao Brasil em 24 anos.