A Ferrovia Transnordestina, com 1.206 quilômetros, cortará 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Foto: Ricardo Stuckert
Região Nordeste
Lula promete entregar Transnordestina no início de 2027
Nesta sexta-feira, dia 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a conclusão da Ferrovia Transnordestina será no início de 2027. O anúncio foi feito durante a visita às obras da Transnordestina no Ceará, junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho, no trecho situado em Iguatu, região Centro-Sul do Estado.
“O compromisso da empresa é que podemos terminar isso até o final de 2026 ou até o primeiro trimestre de 2027. Se depender do governo, vamos terminar, porque vamos cumprir todos os acordos firmados e não vamos permitir que faltem recursos para terminar essa importante ferrovia”, disse Lula.
Em 2023, foram investidos cerca de R$269 milhões, oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na construção do projeto, que está 61% pronto. A Ferrovia Transnordestina, com 1.206 quilômetros, cortará 53 municípios nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, sendo uma aposta do governo para melhorar o transporte e escoamento de grãos, minérios, cimento, fertilizantes e combustíveis.
A conclusão do empreendimento é um objetivo de longa data do governo. O anúncio inicial da Transnordestina foi feito durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, com a expectativa de entrega do projeto para 2010.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que é uma das prioridades da pasta mobilizar esforços para concluir os trabalhos o mais rápido possível. “679 km já estão prontos e nós vamos, nos próximos meses, contratar o restante dela, porque hoje há salários médios de aproximadamente 2.800 reais, com 2.600 homens trabalhando, mas até o final do ano nós vamos pelo menos dobrar a geração de emprego por aqui, porque é isso que as pessoas precisam para que a obra ande mais rápido.”
Tufi Daher, diretor-presidente da Transnordestina Logística SA (TLSA), empresa privada encarregada da construção e operação da ferrovia, afirmou que a partir de 2025 já serão realizados os primeiros transportes de cargas no empreendimento.
No momento, as obras mais intensas do projeto estão ocorrendo no estado do Ceará, especificamente no trecho entre Acopiara e Quixeramobim. Nessa fase, estão sendo realizados trabalhos base de infraestrutura, como terraplanagem e drenagem, para depois iniciar os trabalhos de instalação de trilhos e dormentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que a iniciativa faz parte dos esforços para desenvolver novos modais de transporte, o que contribuirá significativamente para a logística do país.
“Para um país ser mais produtivo, para ser mais leal ao seu povo, ele não pode abandonar ferrovias para construir rodovias, não! Ele precisa ter rodovias, ferrovias e hidrovias de qualidade, porque precisamos ter um sistema intermodal de transportes para utilizar todo o potencial, transportar pessoas, mercadorias e baratear as coisas para o nosso povo”, afirmou Lula.
Também participaram da cerimônia o Líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e os Ministros: Waldez Góes do Desenvolvimento Regional, Rui Costa da Casa Civil, e Camilo Santana da Educação.