sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Nacional

Lula se recupera de cirurgia no quadril para corrigir artrose

Atualizado em: 30 de setembro de 2023 às 9:45
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Presidente deverá ficar internado até terça-feira e depois disso, irá despachar do Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose. Ele foi submetido ao procedimento na manhã de sexta-feira, dia 29, no hospital Sírio-Libanes em Brasília e deve ficar internado até terça-feira, dia 3.

Depois do procedimento para substituir um desgaste da cartilagem no quadril por uma prótese, Lula também fez uma cirurgia de correção da pálpebra, que já estava programada, de acordo com a equipe médica.

“Já estava programado também o presidente fazer uma blefaroplastia, que é uma pequena correção da pálpebra, o que hoje se aproveitou. Foi feito o procedimento nos dois olhos. Foi feito logo após a cirurgia, aproveitando a anestesia”, informou um dos 7 profissionais da equipe médica de Lula.

O presidente, com 77 anos, não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e direto para a recuperação no quarto. Segundo os médicos, Lula está consciente e já conversou durante a tarde de sexta-feira.

O ortopedista Giancarlo Polesello, que comandou a cirurgia, informou que Lula possui força no quadril e vai iniciar a fisioterapia para voltar a andar o mais rápido possível.

“Sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível. Isso porque evitam-se complicações. Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se tire o paciente da cama o mais rapidamente possível”, disse o médico.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, não vai assumir a Presidência da República durante a recuperação de Lula. O presidente vai despachar do Palácio da Alvorada durante a sua reabilitação.

Compartilhe:
TAGS Luiz Inácio Lula da Silva Palácio da Alvorada Sírio-Libanes