Imagens mostram que o navio NM Bow Precision passou muito perto da lancha que estava à deriva no Canal do Porto de Santos, próximo à travessia das balsas Santos–Guarujá. Foto: Reprodução
Região Sudeste
Mãe e filha saltam de lancha para evitar colisão com navio em Santos (vídeo)
Incidente ocorreu próximo à travessia de balsas Santos–Guarujá; as duas foram resgatadas sem ferimentos
Duas mulheres, mãe e filha, de 81 e 50 anos, viveram momentos de tensão ao saltarem de uma lancha à deriva para evitar uma possível colisão com o navio NM Bow Precision no canal do Porto de Santos (SP). O incidente ocorreu na tarde de sábado (7), próximo à travessia das balsas Santos-Guarujá e foi registrado por tripulantes que estavam na área (veja os vídeos após o texto).
Apesar do susto, ambas saíram ilesas. As operações de resgate foram coordenadas pelo Departamento Hidroviário, responsável pela travessia de balsas, e pela Praticagem de São Paulo.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) informou que, por volta das 14 horas, equipes do Departamento Hidroviário realizaram o resgate das duas passageiras envolvidas no incidente. Posteriormente, as mulheres foram conduzidas até uma embarcação particular.
De acordo a Praticagem, ao receber o pedido de socorro, uma lancha foi imediatamente enviada ao local. No momento da chegada, a filha já havia sido resgatada e a mãe se segurava em uma boia presa a uma das balsas que faziam a travessia. Com o apoio de um motonauta e os marinheiros da lancha, a mãe foi finalmente resgatada. A lancha foi rebocada até o Iate Clube de Santos, em Guarujá.
“Felizmente, nada de mais grave ocorreu e mais uma vez a Praticagem pôde auxiliar no salvamento de pessoas no mar”, afirmou Fabio Mello Fontes, presidente da Praticagem.
Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), confirmou o que foi relatado pela Semil e pela Praticagem, acrescentando que uma equipe foi enviada ao local para coletar informações e iniciar as apurações sobre o ocorrido. Um inquérito administrativo foi instaurado para investigar as causas do incidente e possíveis responsabilidades.
A CPSP encerrou a nota reforçando a importância da manutenção preventiva das embarcações e do cumprimento das normas de segurança náutica, como o uso de coletes salva-vidas. Também incentiva a população a reportar emergências náuticas e informações relevantes por meio do telefone 185.
Imagens: Reprodução