Segundo a Maersk, o primeiro navio que fará a nova rotação do serviço Samba, no qual está incluído o Porto de Rio Grande, será o Cap San Marco Crédito: Gerolf Drebes/Shipspotting.com
Portos
Maersk passa a oferecer serviço direto entre o norte da Europa
Serviço chamado de Samba terá escalas direta com o complexo portuário gaúcho a partir deste mês
A Maersk, empresa dinamarquesa de logística e serviços de transporte, anunciou que passará a oferecer a partir do mês de março o serviço com rota direta entre o Porto do Rio Grande (RS) e o lado Norte do continente europeu.
De acordo com a empresa, a rota substitui o produto de transbordo, que é a transferência direta de mercadoria de um para outro veículo, o processo pelo qual as mercadorias entram no território aduaneiro de um país, são transferidas de um meio de transporte para outro e depois deixam o mesmo porto para outro destino.
A Maersk anunciou que o serviço Samba, entre o norte da Europa e a Costa Leste da América do Sul, vai reduzir o tempo de trânsito do Rio Grande para o Velho Continente para até dez dias.
Com essa mudança, o Porto do Rio Grande deixa de integrar o serviço Bossa Nova, o que também foi decidido para melhorar de forma significativa a confiabilidade do novo cronograma.
O último navio Bossa Nova com rotação original será o Maersk Lota – Voyage 310S/312N. E o primeiro Samba com nova rotação será o Cap San Marco – Voyage 308S/313N.
Em comunicado, a Maersk afirmou que monitora constantemente as rotas para garantir que a cadeia de suprimentos se movimente com agilidade, conectividade e facilidade e continuará fazendo o possível para manter as cargas em movimento com o mínimo de atrasos e interrupções.
QUADRO
Serviço Bossa Nova
Rotação original: Salvador (BA) > Santos (SP) > Paranaguá (PR) > Rio Grande (RS) > Itapoá (SC) > Santos (SP) > Sepetiba (RJ)
Nova rotação: Salvador (BA) > Santos (SP) > Itapoá (SC) > Paranaguá (PR) > Santos (SP) > Sepetiba (RJ)
Serviço Samba
Rotação original: Santos (SP) > Paranaguá (PR) > Buenos Aires (Argentina) > Montevidéu (Uruguai) > Paranaguá (PR) > Santos (SP)
Nova rotação: Santos (SP) > Paranaguá (PR) > Buenos Aires (Argentina) > Montevidéu (Uruguai) > Rio Grande (RS) > Paranaguá (PR) > Santos (SP)