O embarque de frutas no Porto de Fortaleza será semanal e deve ocorrer até o fim da safra, estimado para fevereiro de 2023 (crédito: Divulgação/Porto de Fortaleza)
Região Nordeste
Maior produtora mundial de melão vai exportar por Fortaleza
Essa operação já era realizada no Ceará, mas pelo Porto de Pecém
A Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora mundial de melão, vai começar, no próximo dia 30, a embarcar para a Europa a safra 2022/2023 da fruta via Porto de Fortaleza (CE), também conhecido como Porto do Mucuripe. Antes, essa operação era realizada pelo Porto de Pecém, no mesmo estado.
Segundo a empresa, a troca aconteceu porque a Companhia Docas do Ceará, que administra o complexo portuário, deu “tratamento e atenção especiais” à companhia, situada na divisa do estado com o Rio Grande do Norte.
A operação será semanal e deve ocorrer até o fim da safra, estimado para fevereiro de 2023. A viagem inaugural será realizada pelo navio Honduras, que deve sair carregado com 200 contêineres de 20 pés cheios de melão.
Inclusive, a produtora terá navios exclusivos para o transporte de suas frutas. Recentemente, a Agrícola Famosa fechou um contrato com a companhia de navegação GreenSea. As embarcações da empresa são do tipo Reefer (navios refrigerados), que dispensam o uso de contêineres.
Isso permite que a carga seja embarcada nos mesmos pallets transportados por caminhões desde a fazenda de Icapuí (CE), até o porto, reduzindo o tempo da operação. O acordo prevê o embarque de três 3 mil pallets por semana.
A GreenSea é uma joint venture formada pela Seatrade e a Green Reefers, e opera navios frigoríficos que fazem o transporte de cargas entre Fortaleza e Europa.
Outra parte da produção de frutas, entre melões e melancias, continuará sendo exportada via acordo com a CMA/CGM, empresa francesa de navegação que presta serviço à agrícola há 25 anos. A expectativa é embarcar 250 contêineres por semana com a CMA/CGM.
Localização privilegiada
A Agrícola Famosa está localizada na região semiárida do nordeste brasileiro. A fazenda sede está situada 70% no município de Icapuí, estado do Ceará, e 30% em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Sua localização privilegiada coloca a empresa diante de três importantes corredores de escoamento da produção: a apenas 300 km do Porto de Natal, no Rio Grande do Norte; 220 km do Porto do Mucuripe, em Fortaleza; e a 250 km do Porto de Pecém, a mais moderna estrutura industrial portuária do Nordeste e o complexo brasileiro mais próximo do continente europeu.
A fazenda sede ocupa uma área de 7 mil hectares, dos quais 3 mil são destinados exclusivamente ao cultivo de diferentes variedades de melões e melancias.