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No total, são 170 km de linha ferroviária, das quais 80 km serão totalmente novos e 90 km reformados, mais a construção de 29 pontesCrédito: Divulgação/Infraestruturas de Portugal

Portugal

Maior projeto dos últimos 100 anos vai duplicar a capacidade ferroviária em Sines

Atualizado em: 22 de junho de 2023 às 10:36
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Obra permitirá 51 comboios de 750 metros saindo do complexo diariamente, hoje saem 36 comboios de 400 metros

Chamado de Corredor Internacional Sul, o maior projeto ferroviário de Portugal dos últimos 100 anos promete dobrar a capacidade de transporte de mercadorias do Porto de Sines e reduzir pela metade o custo da viagem.

A obra permitirá 51 comboios de 750 metros saindo do complexo portuário diariamente, hoje saem 36 comboios de 400 metros. Entre as vantagens estão 140 quilômetros a menos na ligação entre Sines e Espanha, encurtando a viagem em 3h30, e uma queda de 50% no custo do transporte de cargas.

Os trabalhos, que estão em curso em várias frentes, fazem parte do Plano Ferrovia 2020, e representam um investimento de 650 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia.

O governo afirma que a obra estará pronta em 2024, mas ela está atrasada em cinco anos, já que a previsão inicial indicava a entrega para o fim do ano de 2019.

Contudo, a extensão dos trilhos deve confirmar o papel de Sines como principal porta de entrada da Europa. No total, são 170 km de linha ferroviária, das quais 80 km serão totalmente novos e 90 km reformados. A obra prevê a construção de 29 pontes e 1.400 empregos.

Além do Porto de Sines, o Corredor Internacional Sul vai ligar os portos de Lisboa e Setúbal à Espanha.

Segundo o governo, o principal investimento deste projeto é a construção do trecho de 80 km entre Évora e Elvas – há mais de um século não era construído no país um trecho desta extensão.

A nova linha Évora-Elvas será de via única, mas a plataforma está preparada para receber uma segunda via e poderá migrar para a bitola europeia, se um dia Portugal e Espanha decidirem aderir a esse sistema.

Com a eletrificação da linha e com a substituição do transporte rodoviário pelo comboio, o projeto também terá impacto ambiental.

Além da linha nova, o Corredor Internacional Sul inclui a requalificação de várias partes das linhas de Sines, Sul, Alentejo, Leste, Évora e Vendas Novas. No final, todo o Corredor estará eletrificado, dotado de sinalização eletrônica moderna e sem passagens de nível.

A principal inovação destas obras é a construção de estações técnicas, que permitirão o cruzamento de comboios de mercadorias de 750 metros de comprimento, quando atualmente a estrutura permite o cruzamento de composições de 400 metros.

É esperado para esta semana que o ministro das Infraestruturas de Portugal, João Galamba, visite o trecho da obra entre Évora e Elvas.

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TAGS Corredor Internacional Sul ferroviário de Portugal financiado pela União Europeia Maior projeto dos últimos 100 anos