Porto de Santos
Maior terminal de celulose deve começar a operar no primeiro semestre de 2023
O futuro terminal da Eldorado Brasil no Porto de Santos, o EBlog – terminal STS-14, deverá começar a operar no primeiro semestre de 2023. Localizado na área do antigo Armazém 33, ele terá capacidade para armazenar 400 mil toneladas de celulose. Atualmente, a empresa opera com o terminal Rishis, localizado na região do Paquetá, também na Margem Direita, e que tem uma capacidade para armazenar 120 mil toneladas.
A área onde o terminal será construído foi apresentada na tarde de ontem. A visita-técnica contou com as presenças do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni e Silva, do diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, e do gerente geral de Logística da Eldorado Brasil Celulose, Flávio da Rocha Costa. Todos percorreram a área para observar os trabalhos já iniciados.
“As obras já começaram e o nosso objetivo é terminar no primeiro trimestre de 2023, e iniciar as operações até o meio do ano”, afirma o gerente geral de Logística, Flávio da Rocha Costa.
“Esse terminal representa muito em produtividade e nós também estamos preparados para uma futura expansão. A Eldorado está limitada, hoje, a (operar, ao ano) 1,8 milhão toneladas, mas a nossa previsão é expandir para 4,2 milhões de toneladas. Neste terminal, nós vamos conseguir receber uma composição de trem, com 64 vagões, e nós vamos conseguir embarcar os navios com até dois berços de atracação e operar dois navios simultaneamente. Isso traz agilidade, e trazendo agilidade e produtividade, traz o melhor custo para a companhia”, explicou Costa.
O gerente geral destaca ainda que a infraestrutura do terminal, transportando a carga nos modais ferroviário e rodoviário, com frota própria, proporcionará redução de custo logístico. “A partir do momento em que a gente começar a operar neste terminal, conseguiremos agregar uma boa redução de custo para a nossa cadeia logística, em torno de 10 a 15%”, afirmou.
“Um dos objetos desse planejamento, que é a formação de um cluster de celulose, com todo esforço que tem sido feito pela Eldorado, mas dentro de um grande projeto tocado pela Autoridade Portuária, que vislumbrava, uma modernização no Porto de Santos, com a clusterização, que a gente pudesse utilizar essa área de forma mais eficiente, que é uma área escassa, cara e importante para o País”, afirma o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni e Silva.
“Além de tudo, a gente está aqui dinamizando uma cadeia em que o Brasil é uma liderança mundial”, complementou Piloni.
O diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, afirmou que, com o novo terminal, o Porto de Santos ampliará a movimentação de celulose. “Juntando o terminal da Eldorado, com o STS-14A, que é o outro terminal, nós vamos ter uma capacidade de movimentação de mais de 5 milhões de toneladas. Isso agregará muito à nossa receita e coloca Santos no patamar de maior escoador de produtos de celulose do País,” comenta Biral.