Os tabletes de cocaína encontrados no contêiner com lâminas de aço totalizaram 1.100 kg e foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em SantosCrédito: Divulgação/Receita Federal
Região Sudeste
Mais de uma tonelada de cocaína é interceptada em carga no Porto de Santos
Segundo as autoridades, contêiner com a droga seria enviada para a Alemanha, com baldeação na Bélgica
Equipes da Receita Federal e da Alfândega de Santos interceptaram mais de uma tonelada de cocaína que seria transportada do Porto de Santos para a Europa na manhã de quarta-feira (17). Segundo as autoridades, o entorpecente tinha como destino a Alemanha, mas faria baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica.
A Receita informou que, para a seleção da carga, foram utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção por imagens de escâner e a participação de um cão farejador.
De acordo com a Receita, equipes que executam trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras encontraram a droga escondida em meio a um carregamento de 24 toneladas de lâminas de aço. O cão farejador da entidade sinalizou positivo para a presença de drogas no contêiner.
Após a retirada de todos os tabletes do entorpecente do carregamento, foram somados 1.100 kg de cocaína.
Nos trabalhos de quarta-feira, a Alfândega de Santos contou com a colaboração de servidores da Receita Federal vindos de outras cidades para reforçar as ações de vigilância e repressão realizadas pela unidade.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada e deu início aos procedimentos de polícia judiciária, bem como a perícia no local dos fatos.
A droga foi apreendida e levada para a delegacia da PF, em Santos. As investigações prosseguem a partir das informações obtidas pela Receita Federal. Até o momento, ninguém foi preso.