A APS apresentou a nova logomarca do manifesto, e quais metas serão destacadas, com destaque para transição energética, atividades sociais e mudanças climáticasCrédito: Cássio Lyra/BE News
Porto de Santos
Manifesto ESG do Porto de Santos tem adesão do 23º signatário
Primeira reunião da APS com os membros marcou a entrada dos terminais TEAG, TEG e TES, que fazem parte do mesmo grupo
A Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveu na quarta-feira (27) a primeira reunião com os 22 signatários que fazem parte do Manifesto ESG do Porto de Santos. O destaque para o primeiro encontro foi a inclusão do grupo que administra as empresas Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá (TEAG), Terminal Exportador do Guarujá (TEG) e Terminal Exportador de Santos (TES). Agora, o manifesto passa a contar com 23 membros.
A diretora de Administração e Finanças da APS, Bernadete Bacellar Mercier, representou a direção da Autoridade Portuária na reunião. Ela ressaltou a importância e o compromisso que a atual gestão tem com o tema.
“A Autoridade Portuária sempre vai incentivar as ações ESG no Porto de Santos. Este encontro é o início dos trabalhos para definir quais são as principais demandas da comunidade que vive no entorno do maior porto da América Latina. As empresas buscam o lucro, mas devem também buscar o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente”, comentou.
No encontro, a equipe da APS fez um balanço sobre a II Jornada ESG do Porto de Santos, que ocorreu em agosto, quando o manifesto foi lançado. Na oportunidade, a APS apresentou a nova logomarca do manifesto, e quais metas serão destacadas daqui em diante, com destaque para transição energética, atividades sociais e mudanças climáticas.
A ideia centrada no manifesto é juntar os terminais que operam no Porto de Santos, bem como outras associações, entidades e até órgãos públicos, visando a concentração de ideias e ações para montar uma comunidade portuária pensando no tema da sustentabilidade.
Além de discutir os temas centrais, mais para o futuro serão desenvolvidos temas que envolvem a governança, onde a APS apresentou a ideia de que se eleja um presidente e diretores que possam representar o manifesto ESG.
Uma nova reunião com os signatários está marcada para o mês que vem.
Assinaram com a Autoridade Portuária de Santos:
Aba Infraestrutura e Logística; Adonai Terminal de Líquidos; Concais SA; Ageo; Brasil Terminal Portuário (BTP); Grupo Cesari; Citrosuco; CLI; Copersucar; Ecoporto; Hidrovias do Brasil; Odfjell Teminals/Granel Química; Santos Brasil; Terminal XXXIX; T-Grão; Terminal de Exportação de Açucar do Guarujá (TEAG), Terminal Exportador do Guarujá (TEG) e Terminal Exportador de Santos (TES); Transbrasa; Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra); Associação Comercial de Santos; Prefeitura Municipal de São Vicente; Prefeitura Municipal de Cubatão; Prefeitura Municipal de Guarujá e Prefeitura Municipal de Santos.