Essa é a primeira vez que o navio sonda passa por um processo de docagem para revisão geral nos sistemas, pintura, manutenção, serviços de tubulação, entre outrosCrédito: Divulgação/Praticagem/Ecovix
Região Sul
Manutenção de navio sonda deve gerar 700 empregos no Estaleiro Rio Grande
Esta será a maior operação de reparos no local desde a sua retomada, em 2021
O Estaleiro Rio Grande (ERG), localizado no Rio Grande do Sul, recebeu na última terça-feira o navio sonda ODN I, que passará por manutenção no estaleiro. De acordo com a Ecovix, trata-se do maior serviço do estaleiro desde a sua retomada das atividades navais, em 2021.
Essa é a primeira vez que o navio sonda passa por um processo de docagem para revisão geral nos sistemas, pintura, manutenção, serviços de tubulação, entre outros. De acordo com a Portos RS, Autoridade Portuária, os trabalhos devem durar cerca de 60 dias e, no pico da mobilização, devem ser gerados 700 empregos para a realização dos reparos.
A atuação com embarcações de menor porte e em um ramo que ainda não havia sido explorado permitiu ao espaço recursos para a manutenção de sua infraestrutura, visando uma possível retomada da indústria naval no estado. O assunto, inclusive, já foi pauta entre o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, que participaram de agenda no Rio Grande do Sul.
Recentemente, o Estaleiro Rio Grande trabalhou na manutenção de um petroleiro argentino e de duas embarcações pesqueiras, sendo uma chinesa e outra espanhola.
Assim como os anteriores, os serviços estão sendo realizados em parceria com a DockBrasil. O navio sonda ODN I será utilizado em um contrato pela Petrobras e pode operar em uma lâmina de água de até 3.048 metros, além de perfurar poços de até 12.195 metros de profundidade.
O diretor operacional da Ecovix, Ricardo Ávila, contou que pelo fato do navio nunca ter sido docado, o estaleiro já vinha se preparando para esse reparo há pelo menos três meses. Segundo ele, o plano de picadeiros, que é o berço que recebe o navio para docagem, foi preparado de maneira inédita.
“Temos profissionais altamente qualificados, capazes de atender demandas complexas — além de contribuir para gerar novos empregos e promover desenvolvimento para Rio Grande e toda a região”, afirmou Ávila.
Os trabalhadores interessados podem se inscrever pelo site da Ecovix, na opção “Cadastre seu currículo”.