A visita tem como foco apresentar ao governo panamenho o interesse do Porto do Itaqui em utilizar a rota do Canal do Panamá para despachar cargas com origem ou destino ao Maranhão. Além disso, busca-se discutir possíveis colaborações bilaterais entre as autoridades portuárias dos dois países. Foto: Divulgação
Região Nordeste
Porto do Itaqui quer movimentar cargas via Canal do Panamá
Governador Carlos Brandão e presidente da Emap, Gilberto Lins, visitam o país para iniciar tratativas de cooperação e expandir as operações do porto maranhense
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, estão no Panamá em viagem oficial até sexta-feira (12) para iniciar tratativas para um protocolo de cooperação que visa fortalecer os laços entre os portos dos dois países.
A visita tem como foco apresentar ao governo panamenho o interesse do Porto do Itaqui em utilizar a rota do Canal do Panamá para despachar cargas com origem ou destino ao Maranhão. Além disso, busca-se discutir possíveis colaborações bilaterais entre as autoridades portuárias dos dois países.
O Canal do Panamá é uma via artificial de navegação com 77,1 quilômetros de extensão que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. Atravessando uma estreita faixa de terra do País, o canal é um ponto crucial para o comércio marítimo internacional.
As tratativas visam reduzir custos logísticos devido à proximidade com o Caribe. O Maranhão, que possui o maior porto público do Arco Norte e o quarto maior do Brasil em movimentação de cargas, busca aumentar sua eficiência logística.
“O Maranhão tem o maior porto público do Norte-Nordeste e o quarto maior do país em movimentação de cargas, e é conectado a uma malha ferroviária imprescindível para a exportação de grãos”, afirmou o governador.
Ainda segundo ele, a importância do Porto do Itaqui para o agronegócio brasileiro é significativa. Em 2023, o porto movimentou mais de 36 milhões de toneladas de cargas gerais, um recorde em sua história, segundo a autoridade portuária. Até maio deste ano, já foram movimentadas 6 milhões de toneladas, incluindo granéis líquidos, sólidos e cargas em geral.
Berços públicos
Com nove berços de atracação, o Porto do Itaqui pode receber simultaneamente várias embarcações de grande porte. Em 2023, os berços 100 e 103 operaram mais de 15 milhões de toneladas de soja e milho.
O Itaqui também está integrado a uma rede de transporte multimodal, incluindo três ferrovias (Norte-Sul, Transnordestina e Carajás) e rodovias.
Rota estratégica
O Panamá, a segunda maior economia da América Central, liga-se à América do Sul e é um ponto estratégico para o comércio global. Inaugurado em 15 de agosto de 1914, o Canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico, sendo uma importante rota de navegação.
Suportando mais de 140 rotas comerciais e interligando aproximadamente 80 países, o canal movimenta cerca de US$ 270 bilhões em mercadorias anualmente, recebendo cerca de 15 mil navios que representam 4% do comércio mundial.