quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos do escopo do programa, todos alinhados ao setor portuário

Nacional

Maranhão lança programa Porto do Futuro e destina R$ 40 milhões para bolsas em projetos de pesquisa

18 de fevereiro de 2022 às 17:36
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), lançou nesta sexta-feira (18), o Porto do Futuro, Programa de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão). O evento ocorreu no Palácio dos Leões e contou com a presença do governador Flávio Dino e do presidente da EMAP, Ted Lago.

O convênio entre as entidades destinará, de 2022 a 2025, R$ 40 milhões para bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo científico por meio do Prêmio Porto do Itaqui.

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos do escopo do programa, todos alinhados ao setor portuário: Operações, Meio ambiente, Relação porto cidade, Desenvolvimento socioeconômico sustentável, Desenvolvimento tecnológico e Gestão Pública. O programa é inédito no Brasil.

“Isso vai gerar conhecimento, incentivos à pesquisa e inovação e, também, implicar em projetos de aprimoramento do Porto do Itaqui. A Fapema vai divulgar os editais oportunamente. Esses projetos de pesquisa serão desenvolvidos pelas instituições maranhenses, no caso a Universidade Federal do Maranhão, a Universidade Estadual, a UemaSul, o IEMA e universidades privadas. Todos serão convidados pela Fapema a participarem”, disse Flávio Dino.

O presidente da EMAP, Ted Lago, ressaltou que por meio deste investimento em pesquisa e estratégia de inovação, o Porto do Itaqui, que segundo ele é considerado um hub em economia e logística, agora poderá, também, ser reconhecido como hub de conhecimento em tecnologia portuária.

“É um projeto inovador não só para o Maranhão, mas para todo o Brasil. Nós queremos que o nosso Estado seja um hub de conhecimento em tecnologia portuária. Que a gente possa envolver a capacidade local. Nós vimos as obras, vimos a expansão do Porto. O que une aquilo tudo é o conhecimento. Esse conhecimento, a gente quer que seja gerado localmente”, afirmou Ted Lago.

Porto do Itaqui Programa Porto do Futuro

As pesquisas devem ter como tema um dos seis eixos temáticos do escopo do programa, todos alinhados ao setor portuário

Para o presidente da Fapema, André Santos, o programa Porto do Futuro beneficia todo o sistema de portos e toda a sociedade pesquisadora maranhense.

“A oportunidade deste convênio, dos pesquisadores acessarem recursos substanciais faz, em contrapartida, vermos a possibilidade dessa expertise, dessa mão de obra não só dos professores mas, também, dos alunos de mestrado, doutorado, inclusive do Ensino Médio como IEMA e o IFMA, possam propiciar retorno à sociedade maranhense, sejam artigos de teses de mestrado, de doutorado, mas também de produtos”, declarou André.

O Porto do Itaqui é um dos principais portos do país, com destaque nacional e internacional por suas iniciativas de inovação nas operações portuárias e gestão pública.

Compartilhe:
TAGS BOLSAS PESQUISA PORTO DO ITAQUI