Brandão com secretários José Reinaldo, Luis Fernando Silva e equipe da SEDEPE: apoio integral ao projeto de ZPE digital. Foto: SEDEPE
Região Nordeste
Maranhão quer fazer 1º ZPE digital do País
ZPE vai focar em tecnologia e inovação, com suporte de data center e energia renovável
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) do Maranhão deu início aos estudos para a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) digital. Segundo a pasta, esta é a primeira do Brasil com essa proposta. Em maio, o Estado já havia aprovado a criação de uma ZPE.
A proposta visa criar uma zona de exportação focada na tecnologia e inovação, com suporte de um data center, energia renovável e um banco de baterias, além de promover a instalação de startups da região.
O desenvolvimento da ZPE digital é apoiado por um consórcio acadêmico envolvendo instituições como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), UNICEUMA e Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A equipe é composta pelo secretário José Reinaldo Tavares, acadêmicos e especialistas, como o professor Jomar Vasconcelos, doutor em Química e mestre em Engenharia Elétrica.
“Será um projeto estratégico que colocará o Maranhão na vanguarda do setor. Isso nos projetará adiante e dará um impulso enorme ao sistema de educação do Maranhão, na ciência e tecnologia”, afirma o secretário.
Segundo o secretário, a ZPE digital do Maranhão deverá atrair grandes empresas do setor de TI e capacitar especialistas para a criação de startups e empresas digitais. Tavares destaca que a iniciativa promete gerar um “cluster” de inovação, uma estrutura com isenções fiscais voltada ao crescimento da tecnologia e exportação.
A SEDEPE trabalha atualmente na finalização do esboço do projeto, que será apresentado à ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, ao presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli, e ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
O que são
As Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) são áreas específicas, geralmente próximas a portos e aeroportos, criadas pelo governo para impulsionar as exportações e atrair investimentos. As empresas que operam dentro dessas zonas recebem benefícios fiscais, como a isenção de impostos federais, estaduais e municipais sobre produtos exportados, e têm a vantagem de simplificações aduaneiras e administrativas.