Durante a visita técnica, o ministro transitou pelas novas pontes de embarque, que foram ampliadas em mais de 20 mil m² para melhorar a fluidez dos passageiros e tripulantes (Crédito: Divulgação)
Sem categoria
Márcio França e governador da Bahia visitam aeroporto de Salvador
Na ocasião, ministro disse que governo vai lançar programa para fomentar voos domésticos
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, visitou ontem (15) a obra de expansão do píer porte e da usina solar do Aeroporto de Salvador (BA). Ao lado do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), França prometeu investimentos em todas as áreas que são de competência da pasta e afirmou que o Governo Federal vai lançar um programa para fomentar voos domésticos.
Segundo ele, a proposta deve se chamar ‘Voa, Brasil’ e o anúncio deve ser feito nos próximos 15 dias. “Ele deve começar no Nordeste e depois se estender para as demais regiões do país”, citou.
Márcio explicou que a ideia é deixar as passagens em um padrão mais acessível, citando que atualmente o preço médio delas é de R$ 800, o que inviabiliza viagens para grande parte da população. Em sua visão, se mais pessoas viajarem, o preço pode cair e as companhias teriam disposição para fazer isso.
“Todas as alternativas estão sobre a mesa. Nós precisamos fazer o valor da passagem cair e vamos fazer”, pontuou.
Durante a visita técnica, o ministro transitou pelas novas pontes de embarque, que foram ampliadas em mais de 20 mil m² para melhorar a fluidez dos passageiros e tripulantes.
A comitiva também visitou as instalações da nova sala vip e da usina solar do equipamento, que tem capacidade para gerar cerca de 30% da energia consumida pelo terminal. Inclusive, o Salvador Bahia Airport passou a ser referência em sustentabilidade entre os terminais aéreos brasileiros por causa da implantação dessa usina, de uma estação de tratamento de efluentes e uma central de resíduos.
“Saio animado para replicar algumas ações que vi aqui, principalmente em caráter ambiental, em outros aeroportos do Brasil”, declarou Márcio.
Já o governador Jerônimo Rodrigues, durante a coletiva de imprensa realizada após a visita, destacou que suas prioridades em relação ao setor de infraestrutura são concluir a ponte Salvador-Itaparica e conseguir investimentos para estradas federais, portos e aeroportos.
“Agora é apostar na política de atração de investimentos e, nesse sentido, vamos fortalecer a agenda do governo Lula”, declarou.
Jerônimo citou ainda a intenção de ampliar o setor aeroportuário em regiões turísticas afirmando que, mesmo com a pandemia, na Bahia não houve prejuízo em relação ao número de turistas.
Para conversar sobre a pauta, o governador disse que, após o carnaval, deve ir a Brasília para levar um mapa “sobre o que entendemos sobre políticas de Portos e Aeroportos, em parceria com as pastas de Infraestrutura, Cultura e Turismo e a empresa que gerencia esse aeroporto, de forma que possamos fazer uma parceria para trazermos novos voos”, explicou.
Também participaram da visita ao equipamento, que integra a rede Vinci Airports, os secretários das Relações Institucionais, Luiz Caetano, da Infraestrutura, Sérgio Brito, do Turismo, Maurício Bacelar, e do Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
A concessão para operação pela Vinci, em janeiro de 2018, contemplou um investimento para ampliação dos terminais de passageiros, que passaram de 11 para 19, aumentando a capacidade de transporte do aeroporto para 15 milhões de passageiros por ano.