Com área total de 90 mil m², o novo terminal promete oferecer melhor acessibilidade aos veículos de carga, reduzindo os tempos de operação dentro do porto tanto para importação quanto para exportação, de acordo com a empresa. Divulgação
Porto de Santos
Marimex anuncia investimento de R$ 350 milhões em novo terminal
Empreendimento na margem direita será voltado para a movimentação de cargas gerais, com previsão de conclusão em três anos
A operadora logística Marimex revelou seus planos de investir R$ 350 milhões na construção de um novo terminal no Porto de Santos (SP). Este novo empreendimento, uma zona alfandegada, estará dedicado à movimentação de cargas gerais e será composto por 25 mil m² de armazéns cobertos para cargas, além de 65 mil m² de pátio para contêineres. Prevê-se que o projeto seja concluído em três anos.
A nova área está estrategicamente situada na margem direita do cais de Santos, no bairro Valongo, a cerca de 5 km de distância do terminal atual. Com uma área total de 90 mil m², o novo terminal promete oferecer melhor acessibilidade aos veículos de carga, reduzindo os tempos de operação dentro do porto tanto para importação quanto para exportação, de acordo com a empresa.
A Marimex também informou que a estrutura incluirá espaços dedicados ao manuseio de cargas controladas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e pelo Exército. Além disso, contará com instalações refrigeradas e climatizadas, capazes de lidar com todos os tipos de carga que exijam controle rigoroso e autorização dos órgãos competentes.
Segundo o presidente da Marimex, Antonio Carlos Cristiano da Fonseca, com este projeto, a empresa vai manter sua operação 24 horas por dia, sete dias por semana. O terminal contará com sete portões de entrada e saída de veículos, todos totalmente automatizados e controlados por um sistema exclusivo que emprega tecnologias avançadas para identificação, medição e verificação de peso.
Além disso, a empresa anunciou planos para restaurar o armazém existente na área, um edifício tombado que agora faz parte do patrimônio histórico de Santos. Com seus 5.700 metros quadrados, este edifício será transformado na nova sede da empresa.