domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Rio de Janeiro Express tem 335 metros de comprimento por 51 metros de largura e atracará no Porto de Navegantes (Divulgação)

Região Sul

Marinha autoriza manobras experimentais com navios mais largos em SC

25 de outubro de 2022 às 12:40
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

A primeira está programada para ocorrer na sexta-feira, em Navegantes, com o porta-contêineres “Rio de Janeiro Express”

O porta-contêineres Rio de Janeiro Express, do armador Hapag-Lloyd, deverá atracar no Porto de Navegantes (SC) nesta sexta-feira, registrando um recorde na região. É o primeiro navio com 335 metros de comprimento por 51 metros de largura que será manobrado no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. A embarcação tem capacidade nominal para 13.200 TEU. 

O ingresso deste navio de grande porte será permitido graças à autorização emitida pela Marinha do Brasil, na última quinta-feira, por meio da Portaria nº 36/2022, da Capitania dos Portos de Santa Catarina, autorizando a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de boca (largura), 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado.

Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, todas as 50 manobras serão experimentais e realizadas na área da nova Bacia de Evolução, na Baía Afonso Wippel. De acordo com a portaria, as manobras acontecerão em período diurno, respeitando a menor profundidade observada no complexo portuário, em 13,6 metros, com as devidas condições náuticas e climáticas favoráveis para navegação no canal de acesso ao complexo portuário.

O Rio de Janeiro Express atracará no Porto de Navegantes, na sexta-feira (28), desde que as condições ambientais (vento, correnteza, ondas) estejam favoráveis para que a manobra ocorra de forma ideal e segura. 

“Em capacidade (o Rio de Janeiro Express) é o maior navio de contêiner a operar na costa leste da América do Sul, e outros navios desse mesmo porte virão em seguida. Embarcações maiores e com mais capacidade são tendências do mercado, pois geram muita economia de escala. Esse tipo de navio é excelente para o mercado brasileiro já que é equipado com mais de 2 mil tomadas para contêineres refrigerados”, disse o diretor-superintendente Operacional da Portonave, Renê Duarte.

Em fevereiro de 2021, em reunião com membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí e Praticagem, representantes do armador CMA CGM (França) apresentaram um projeto de fabricação de uma nova linha de navios com medidas entre 335 e 337 metros de comprimento por 51 metros de largura (boca).  Por meio de ofício, a Portonave solicitou ainda neste semestre junto à Superintendência do Porto de Itajaí, o pedido para a realização das manobras experimentais. Assim como a CMA CGM, outros navios desse porte também poderão programar suas manobras.

“Este é mais um momento da classe portuária local a ser comemorado. Nosso Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes é o segundo maior em movimentação de cargas do País, e já tivemos a imensa satisfação de receber, em junho de 2020, o maior navio full contêiner a navegar na costa brasileira, o APL Paris. Operações deste porte tendem a crescer, e isso nos anima, pois, no futuro, teremos concluída a segunda etapa das obras da Bacia de Evolução, e então estaremos aptos a receber navios (megaship) de até 400 metros de comprimento. Agora com a vinda de navios deste porte, creio no sucesso destas manobras experimentais, e, após realizadas e analisadas, inicia-se o processo de homologação por parte da Marinha, assim nos credenciando para mais uma etapa de novas conquistas”, avaliou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Compartilhe:
TAGS