quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Da esq. para a dir: capitão de fragata Carlos Eduardo Pereira de Sousa; vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; e capitão de fragata Carlos Frederico Tojal do ValeCrédito: Cássio Lyra/BE News

Região Sudeste

Marinha empossa novo comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste

Atualizado em: 28 de julho de 2023 às 9:56
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Quem assume o posto agora é o capitão de fragata Carlos Eduardo Pereira de Sousa

A sede da Capitania dos Portos de São Paulo, no Porto de Santos, recebeu na tarde de quinta-feira, dia 27, a cerimônia de transmissão de cargo de comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, responsável pelos estados de São Paulo e Paraná. O cargo ficará sob responsabilidade do capitão de fragata Carlos Eduardo Pereira de Sousa, que substituiu o capitão de fragata Carlos Frederico Tojal do Vale.

Em seu discurso, ele ressaltou a importância de defender os portos sob jurisdição do 8º Distrito Naval, com destaque para o Porto de Santos e Porto de Paranaguá e agradeceu ao Comandante da Marinha, o vice-almirante Marcos Sampaio Olsen.

“Saber e ter conhecimento do trabalho, realizando operações de patrulha naval, patrulhamento, defendendo os portos sob jurisdição do comando do 8º Distrito Naval. A vastidão da área, que engloba importantes portos e extensas rotas marítimas, transformam esse compromisso em um grande desafio. Contém dois dos maiores portos do país, Santos e Paranaguá, que desempenham papel crucial na movimentação da economia brasileira. A segurança deles garante o fluxo contínuo de mercadoria impulsionando o comércio e a economia nacional”, disse.

A solenidade reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de oficiais das Forças Armadas e da Marinha do Brasil, representantes da comunidade marítima e convidados. A cerimônia de transferência foi presidida pelo comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

Trovão agradeceu aos serviços do ex-comandante e citou alguns de seus importantes feitos, bem como algumas operações realizadas pela Marinha e, mais recentemente, a atuação da corporação na ajuda solidária ao município de São Sebastião, no Litoral Norte, após as fortes chuvas que causaram estragos e destruição na região.

Tojal do Vale esteve por dois anos como comandante do Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste. Ele tomou posse em 2021, sucedendo o Capitão de Fragata Rafael Burlamaque.

Em seu discurso, bastante emocionado, fez questão de agradecer aos seus superiores dentro da Marinha e a toda equipe e tripulação que o auxiliou em quase dois anos de atuação em São Paulo e no Paraná.

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste foi ativado em 6 de agosto

de 2018 e tem como missão a prestar os meios subordinados e realizar operações navais, com especial ênfase nas Operações de Socorro e Salvamento; Patrulha Naval; Operações de Defesa de Porto ou Área Marítima Restrita, aí incluídos terminais marítimos e plataformas de exploração/explotação; e fiscalização do cumprimento das leis nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, a fim de contribuir para o cumprimento da missão do Comando do 8º Distrito Naval.

Compartilhe:
TAGS Carlos Eduardo Patrulha Naval Sul-Sudeste PORTO DE SANTOS Portos de São Paulo