O Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140) é o maior da esquadra e estará aberto para visitação neste domingo (Crédito: Cássio Lyra)
Navegação
Marinha quer aproveitar visitação a navios em Santos para mostrar seu trabalho
Embarcações da Esquadra Brasileira Naval estão atracados na cidade e o público poderá conhecer de perto a maior delas
Os navios da Esquadra Brasileira Naval, capitaneados pelo Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140) atracaram no Porto de Santos (SP) no final da manhã de sexta-feira (27). A maior embarcação da esquadra do Brasil estará aberta para visitação do público no domingo (29), como parte dos festejos em celebração aos 477 anos da cidade de Santos, comemorados na quinta-feira (26).
Além do Atlântico, três fragatas da Classe Niterói da Marinha do Brasil também estão atracadas no litoral de São Paulo. São elas: Fragata Defensora (F41), Fragata Liberal (F43) e Fragata Independência (F44). As três embarcações também estarão disponíveis para visitação.
A chegada da Esquadra Naval foi muito esperada durante toda a semana. Para a recepção dos navios e dos marinheiros e tripulação, foi realizada uma grande mobilização de diversos setores da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP).
A Esquadra Naval é capitaneada pelo almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais. O fim de semana também é especial para ele por conta de sua ligação direta com a região da Baixada Santista.
“Sou natural de Guarujá, morei lá por alguns anos e também cheguei a residir na Cidade de Santos. Meus pais ainda estão em Guarujá, assim como tenho parentes em Santos. É uma satisfação sempre poder voltar a essa terra”, comentou o almirante.
Os navios realizam a Operação Aspirantex 2023, que sempre ocorre nos meses de janeiro, e fizeram essa viagem para coincidir com a data de aniversário da cidade de Santos.
“Para a Marinha, Santos tem uma importância muito grande, além do 8º Distrito Naval, abriga o principal porto do Brasil. No que diz respeito à parte do poder naval, a Marinha sempre olha para Santos com um olhar especial”, disse.
Aproximação com o público
A exposição da esquadra servirá como uma maneira de apresentar à população o trabalho e as atividades realizadas dentro dos navios, e assim, aproximar as pessoas com a Marinha.
“Acho fundamental as pessoas virem a bordo dos navios porque podem ver in loco o tipo das atividades que a Marinha realiza. Muitas coisas são feitas em alto-mar e as pessoas não tomam conhecimento das atividades praticadas. A bordo, elas podem ver o tamanho do navio, o tamanho das aeronaves, conseguem sentir as atividades que são feitas no mar. Acho isso importante. Além disso, essas pessoas que visitarem certamente vão desenvolver uma mentalidade marítima ao tomar conhecimento de todas essas atividades. É importante demais esse contato com o público e divulgar a importância da Marinha para o Brasil”, analisou o comandante naval.
Visitação
A visitação ocorrerá na sede da Capitania dos Portos de São Paulo, localizada na Avenida Engenheiro Ismael Coelho de Souza, na Área Portuária de Santos, a partir das 8h30 até às 17h.
A entrada é gratuita, mas a Marinha está organizando uma campanha junto com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos) para arrecadar 1 kg de alimento não perecível de cada visitante que queira contribuir. O total será destinado a instituições que realizam trabalhos assistenciais.
“Incentivamos a doação de 1 kg de alimento e iremos fazer a distribuição desses donativos a instituições da Baixada Santista. Satisfação em poder mostrar o que fazemos, as atividades praticadas pelos marinheiros a bordo desses navios”, comentou o comandante da Capitania dos Portos de São Paulo, o capitão de mar e guerra Robledo de Lemos Costa e Sá.