domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para o conselheiro do TCE Waldir Júlio Teis, Mato Grosso é o pior estado da Federação em matéria de logística e a solução para isso seria a construção de mais ferroviasCrédito: Divulgação/Brasil Export

Região Centro-Oeste

Mato Grosso é um estado carente em logística, diz conselheiro do TCE

Atualizado em: 8 de agosto de 2023 às 10:42
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Waldir Júlio Teis defendeu investimentos em projetos visando o escoamento do agro durante o InfraJUR

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Waldir Júlio Teis, explicou que o Estado já vem sofrendo importantes problemas logísticos, principalmente no que se diz respeito ao escoamento da safra. Ele classificou o Estado como carente na questão logística e que é preciso novos investimentos, sejam públicos ou da iniciativa privada.

O tema foi abordado durante o segundo painel do InfraJUR – Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes, inserido dentro da programação do Centro-Oeste Export, realizado no município de Sorriso, em Mato Grosso.

Com papel importante na produção agrícola do Brasil, o Estado sofre com questões logísticas importantes visando, entre as demais prioridades, o escoamento da safra.

“Hoje todo mundo sabe produzir, e vamos enfrentar um gargalo muito em breve. Aliás, já estamos, que é o gargalo do escoamento. Não temos hoje uma infraestrutura que consiga suportar tudo o que está se colhendo de forma rápida no Estado”, disse Teis.

Segundo a fala do conselheiro, há falta de investimentos em modais rodoviários, para que o escoamento possa ser feito para todos os cantos do Brasil, tanto para o Norte quanto para o Sul.

“Na época passada, o tráfego em Mato Grosso tinha sazonalidade, mas nos últimos dez anos, vivemos com tráfego intenso 365 dias por ano. Estamos convivendo com rodovias que estão com projetos travados por questões que envolvem reservas indígenas. A BR-163 que teve pavimentação e pista duplicada, mas ainda com pequenos trechos em que faltam asfaltamento e adequações. Muito ainda precisa ser feito”.

O conselheiro finalizou dizendo que, em sua visão, Mato Grosso é o pior estado da Federação em matéria de logística. “E na minha opinião, (a construção de) ferrovias vai ser a grande redenção da logística para que Mato Grosso continue produzindo e alcançando esses números fantásticos de produção”.

Armazenagem

Ainda sobre o assunto voltado a gargalos em Mato Grosso, o presidente da Comissão de Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mato Grosso e membro da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB Nacional, Rodrigo Gomes Bressane, citou que o Estado enfrenta problemas quanto à armazenagem.

“Temos um deficit na armazenagem que chega a 118 milhões de toneladas; é um gargalo importante. Houve investimentos do Governo de R$ 5,6 bilhões, quando na verdade deveriam ter sido investidos até R$ 15 bilhões. É um assunto importante que tem a ver com a função de preço e a produção”, analisou.

O segundo painel do InfraJUR teve como presidente de mesa Fernanda Araújo, sócia da Araújo & Araújo Advogados Associados.

O Centro-Oeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

Compartilhe:
TAGS Encontro Nacional de Direito de Logística Infraestrutura e Transportes Mato Grosso Tribunal de Contas de Mato Grosso Waldir Júlio Teis