Banco Mundial destina US$ 9 milhões para impulsionar programa de transição energética Pecém Verde
Região Nordeste
Max Quintino assume presidência do Porto do Pecém
Ele sucede Hugo Figueirêdo na liderança da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A.)
O Complexo do Pecém, que abriga o Porto do Pecém, no Ceará, conta com um novo presidente. Max Quintino tomou posse na segunda-feira (23), após aprovação em reunião do Conselho de Administração. Ele sucede Hugo Figueirêdo na liderança da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S.A.), considerada peça-chave para o desenvolvimento econômico da região.
Até então chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Quintino deixará o cargo para assumir a presidência da CIPP S.A., como parte de uma ampla reforma administrativa conduzida pelo governador Elmano de Freitas (PT). A mudança havia sido anunciada no último dia 10 de dezembro, quando o governador comunicou que Chagas Vieira voltaria à Casa Civil, função que exerceu entre 2020 e 2022.
Perfil
Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros possui trajetória acadêmica e experiência em gestão pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e mestre em Economia do Setor Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele é professor da rede pública estadual e já ocupou cargos estratégicos no governo estadual.
Em nota, o governador do Ceará disse que a presidência do Complexo do Pecém exige habilidades para impulsionar o crescimento da infraestrutura portuária e atrair novos investimentos. Ao desejar sucesso aos novos gestores, Elmano reforçou o compromisso de avançar no desenvolvimento do estado. “A posse de Quintino consolida uma transição planejada e abre espaço para novos desafios à frente de um dos principais polos industriais do Ceará”, diz a nota.