Considerado o navio mais bonito do mundo, o Amerigo Vespucci iniciou uma turnê de volta ao mundo em julho deste ano e no Brasil tem paradas programadas no Ceará e no RioCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Médico de navio mais bonito do mundo morre em acidente de moto em Fortaleza
Embarcação estava na cidade devido a uma turnê de volta ao mundo iniciada no 1º de julho deste ano
O médico da tripulação do navio Amerigo Vespucci, considerado o mais bonito do mundo, morreu em um acidente de moto no último sábado (7), em Fortaleza, onde a embarcação havia atracado. A informação da morte do italiano Daniele Marino, de 27 anos, foi confirmada pela Embaixada da Itália, em publicação nas redes sociais.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), Marino, de 27 anos, estava na garupa da moto. O piloto, de 31 anos, também faleceu e foi declarado morto ainda no local do acidente. Já o médico chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. As causas do ocorrido seguem em investigação.
O Consulado da Itália no Recife (PE), juntamente com o cônsul honorário da Itália em Fortaleza e o Adido Militar da Embaixada da Itália em Brasília “agiram para prestar toda a assistência necessária à tripulação do navio”.
A imprensa italiana e o Ministério da Defesa do país, em nome do ministro Guido Crosetto, repercutiram a tragédia e lamentaram o ocorrido nas redes sociais, prestando condolências aos familiares de Daniele Marino, que era capitão-tenente.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, também se manifestou. “Recebi com muito pesar a notícia da morte do capitão-tenente Daniele Marino, da tripulação do navio italiano Amerigo Vespucci, que está atracado em Fortaleza. Meus sentimentos aos familiares, amigos, companheiros de embarcação e a todo povo italiano”, disse.
A turnê
O Amerigo Vespucci atracou no Porto de Fortaleza na semana passada, em parada que faz parte do itinerário de uma turnê de volta ao mundo iniciada em 1º de julho deste ano com o objetivo de divulgar a cultura italiana.
Construída em 1930, a embarcação é a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931.
A passagem do navio pelo Ceará e Rio de Janeiro faz parte de uma turnê de volta ao mundo iniciada em 1º de julho deste ano. O veleiro partiu de Gênova, na Itália, e só retornará ao seu país de origem em fevereiro de 2025, após passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.
A parada no Rio de Janeiro está programada para o próximo dia 20, mas não há informações se a programação irá mudar.