Segundo comandante da Marinha, informação de entorpecente na embarcação chegou através da Polícia Federal (Foto: Marinha do Brasil)
Porto de Santos
Mergulhadores da Marinha apreendem cocaína escondida em navio
Entorpecente estava em compartimento submerso de embarcação com destino à Alemanha
Equipes da Marinha do Brasil (MB) e da Polícia Federal (PF) apreenderam 212 quilos de cocaína que estavam em um navio atracado no Porto de Santos (SP), na noite de terça-feira (2). De acordo com as autoridades, a embarcação tinha como destino a Alemanha. Os entorpecentes foram encontrados por equipes de mergulhadores da Marinha.
O navio em questão foi selecionado para inspeção com base em critérios de risco e inteligência da Polícia Federal.
De acordo com as autoridades, os oito pacotes de droga estavam escondidos na “caixa de mar” da embarcação, que é uma abertura localizada abaixo da linha de flutuação, que serve para o suprimento de água para resfriamento de motores e também para a alimentação do sistema de combate a incêndios.
A ação em conjunto ocorreu no âmbito da Operação Lais de Guia, que integra as ações de Garantia da Lei e da Ordem no estado de São Paulo.
O Oficial de Operações da Força-Tarefa Lais de Guia, Capitão de Fragata Daniel Marques Rubin, conta que a operação foi iniciada ainda na tarde da terça-feira, a partir de uma informação encaminhada pela Polícia Federal de Santos.
“A PF fez a solicitação do apoio de mergulhadores da MB e, prontamente, atendemos ao pedido. É importante salientar a relevância das operações interagências, nesse caso específico com a PF, atuando com a parte de inteligência e gerando a demanda, e nós, da Marinha, atuando com a capacidade de emprego dos mergulhadores”, detalhou o comandante.
A cocaína interceptada no navio foi apreendida por equipes da Polícia Federal, que realizará perícia no material. A PF encaminhou o entorpecente para a delegacia geral de Santos e continuará com as investigações a partir de inquérito policial.