Região Sudeste
MG firma acordo para uso de tecnologias ligadas ao hidrogênio verde
Cooperação visa intercâmbio associação ao uso de energia limpa em caminhões da empresa FXTX
O Governo de Minas Gerais firmou um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa FXTX (GWM Hydrogen), subsidiária da Great Wall Motors (GWM), e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O acordo visa a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa em caminhões da empresa chinesa. O acordo foi assinado em Xangai, na última semana.
O memorando de entendimento tem validade de 12 meses, podendo ser renovado por mais 60. O acordo prevê a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.
Os veículos em questão serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da universidade e vão fazer, de maneira experimental, a rota entre a cidade do Sul do estado e São Paulo.
“Desde que aderimos ao Race to Zero (campanha global para zerar emissões de carbono até 2050), o setor produtivo também tem caminhado junto nesse sentido. Isso facilita o trabalho do governo, que não precisa impor. Os produtores, como os de café, já estão tendo consciência de terem uma produção sustentável. Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, completou o governador.
Os caminhões são equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para veículos de carga pesada. Segundo o governo mineiro, a Unifei desempenhará o papel de fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia.
A GWM, uma das maiores montadoras da China, com capital 100% privado e reconhecida por seus SUVs elétricos e híbridos, está em expansão na América Latina.
Futuro
A cooperação com a Unifei poderá levar à instalação de uma fábrica de células a combustível em Minas Gerais, o que consequentemente atrai investimentos e incentiva a criação de uma cadeia produtiva local para tecnologias de hidrogênio.
Além disso, o projeto contribuirá para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio, ampliando o acesso a soluções energéticas sustentáveis no estado.