Projeto prevê investimentos de R$3 bi ao longo de 30 anos. Foto: Divulgação/Seinfra
Região Sudeste
MG anuncia concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte
São 123,4 quilômetros de pistas que passam por 13 municípios no estado
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (11), a concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte, que abrange 123,4 quilômetros de pistas e passa por 13 municípios no estado. O projeto prevê investimentos da ordem de R$3 bilhões ao longo de 30 anos e inclui R$1,3 bilhão destinado à melhoria dos serviços aos usuários das estradas.
O edital de licitação está previsto para ser publicado no primeiro trimestre de 2025, com o leilão programado para o segundo trimestre do mesmo ano. O projeto foi apresentado a prefeitos e deputados nesta segunda-feira e ficará disponível para consulta pública a partir de quarta-feira (13), no site da Seinfra.
O trecho do Vetor Norte abrange as rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, conectando as cidades de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
O projeto inclui a construção de contornos viários, a duplicação de pistas e a ampliação da capacidade das rodovias, além da implementação de faixas adicionais e a readequação das vias marginais. Também serão realizadas obras de manutenção e recuperação do pavimento, como recapeamento, eliminação de trincas, renovação da sinalização, substituição de placas e outras melhorias na malha.
FREE FLOW
Uma das inovações será o sistema free flow, que permite a cobrança sem paradas nas praças de pedágio. Com estruturas sem cancela, a medida visa aumentar a segurança e a agilidade do tráfego, permitindo que os motoristas sigam viagem sem interrupções.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, a concessão do Lote Rodoviário Vetor Norte tem como objetivo aumentar a fluidez e a velocidade do tráfego nas rodovias da região, reduzindo o tempo de deslocamento entre os municípios abrangidos pelo trecho. Atualmente, dados da Seinfra apontam que 45% das estradas da região ainda possuem pista simples.