domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Projeto de túnel ligando as duas margens do Porto será incluído no processo de desestatização (crédito: Divulgação/Santos Port Authority)

Região Sudeste

Minfra inclui túnel em projeto de desestatização de Santos

20 de julho de 2022 às 18:03
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

Equipe do Ministério trabalha na inclusão da obra nos estudos que vão para o TCU, afirma secretário nacional de Portos

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia, reafirmou ontem a importância do programa de desestatização portuária em desenvolvimento pelo Governo e, ainda,  destacou a prioridade do processo envolvendo o Porto de Santos.  Segundo ele, atualmente, sua equipe está tratando da inclusão, nesse projeto, de obras como o túnel Santos-Guarujá e do destino da Usina Hidrelétrica de Itatinga, de propriedade do complexo e que gera parte da eletricidade consumida em suas operações. As explicações foram feitas durante sua participação na live “112 anos do Porto do Rio de Janeiro: desafios e oportunidades para todo o sistema portuário fluminense”, que o Sudeste Export – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária promoveu na tarde de ontem, direto do Rio de Janeiro. e que teve transmissão ao vivo pelo  Portal BE News.

Segundo Povia, o processo referente ao Porto de São Sebastião (Litor  al Norte do Estado) já seguiu para a avaliação do  Tribunal de Contas da União (TCU) – medida necessária para que a Corte aprove o edtal de licitação. Sobre o segundo complexo cuja gestão o Governo Federal quer privatizar,), ele disse que “(o processo) já está fechando. E a respeito de Santos, destacou que é nesse processo “onde estamos colocando hoje as nossas energias”.

“Ontem, tivemos uma reunião (sobre a desestatização do Porto de Santos) com PPI (Programa de Parcerias de Investimento, do Ministério da Economia), BNDES, as secretárias do ministério (da Infraestrutura), Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e os stakeholders envolvidos, como a SPA (Santos Port Authority, a Autoridade Portuária de Santos). E estamos fechando questões finais, externas ao modelo portuário, como é o caso do túnel (a ligação seca entre as duas margens) e a questão envolvendo a Usina Hidrelétrica de Itatinga. Em relação ao modelo portuário, ele está bem desenvolvido”, afirmou Povia.

Segundo o secretário, a equipe do Ministério quer entregar um projeto de desestatização do Porto de Santos que não gere dúvidas na equipe do TCU. “Estamos primando pelo estado da arte, buscando garantir que os termos estejam claros para a Corte”, disse. E sobre o prazo para a entrega do processo, afirmou: “A gente está no limite, não podemos perder tempo, sob o risco de não conseguirmos levar a licitação (de desestatização) adiante neste ano, com o leilão em dezembro”.

Com duração de quase 1h40, a live “112 anos do Porto do Rio de Janeiro: desafios e oportunidades para todo o sistema portuário fluminense” foi comandada pelo presidente do Conselho do Sudeste Export, Marcelo Sammarco, e também teve a participação da gerente-geral da Unidade de Agenciamento Marítimo da Wilson Sons, Flávia Carvalho; e do diretor da Triunfo Logística, Mario Meira. 

Confira mais informações sobre a live e a cobertura completa do evento ainda hoje no Portal Be News e na edição de amanhã do Jornal BE News.

 

Compartilhe:
TAGS 112 anos brasil export CDRJ desestatização docas Itajaí itatinga porto portos rio de janeiro Santos São Sebastião Sudeste Export túnel usina